A Associação Nacional de Agências de Viagens (ANAV) anunciou, através de comunicado, o início de um processo de avaliação da atividade da companhia aérea Ryanair em Portugal. A iniciativa tem como objetivo salvaguardar os interesses das Agências de Viagens e dos seus clientes finais.
Segundo a ANAV, estão a ser recolhidas informações junto dos agentes de viagens portugueses para identificar práticas comerciais ou legais abusivas por parte da Ryanair no mercado nacional. A intenção é reunir dados e casos reais que evidenciem práticas potencialmente abusivas ou ilegais, afetando o regular funcionamento das agências de viagens sempre que adquirem passagens aéreas ou utilizam os serviços da companhia aérea.
A ANAV solicita às agências de viagens que forneçam informações sobre situações que resultem em dificuldades ou coloquem em causa a qualidade do atendimento e dos serviços prestados aos clientes finais.
“É imperativo defender os interesses dos nossos agentes e dos seus clientes neste contexto. Atualmente, estamos a avaliar algumas atividades já identificadas mas que ainda carecem de validação legal, nomeadamente a necessidade de reconhecimento facial, a falta de transparência nos preços, ou ainda um rol informações capciosas dirigidas aos clientes finais sobre a idoneidade das reservas e emissões realizadas pelas agências de viagens, entre algumas outras situações”, afirma Miguel Quintas, Presidente da ANAV.
Miguel Quintas confirma que, dependendo do número, do teor e da gravidade das reclamações recebidas na ANAV pelas Agências de Viagens, “a associação não enjeita iniciar procedimentos legais contra a Ryanair, caso venhamos a encontrar indícios que o justifiquem”.
As agências de viagens podem enviar as informações solicitadas pela ANAV para secretariageral@anav.pt ou diretamente através do formulário de contactos disponível no site da associação, assegurando que todas as situações serão tratadas de forma confidencial.