Quinta-feira, Novembro 13, 2025
Quinta-feira, Novembro 13, 2025

SIGA-NOS:

Antigua Airways: uma exportação aérea portuguesa que quebrou um exclusivo

-PUB-spot_img


No dia 1 de novembro foi inaugurado o primeiro voo da Antigua Airways, a nova companhia aérea da ilha das Caraíbas Antigua e Barbuda, a bordo de uma aeronave portuguesa da euroAtlantic Airways, a companhia e tripulação selecionadas para este serviço.

A Antigua Airways, cujo voo inaugural coincidiu com o dia nacional do país, operará com o Boeing 767-300 com a matrícula Portuguesa CS-TSU com 16 lugares em Executiva e 251 em Económica, para três destinos: Lagos, Accra e Toronto, inicialmente como voos “charter regulares” até receber todas as certificações para transporte regular.

Até hoje, a única ligação aérea regular entre África e Caraíbas é operada pela angolana TAAG entre Luanda e Havana. As deslocações entre as duas regiões fazem-se via Europa ou via EUA, o que tem sérias implicações em termos de visto, de preço e de duração da viagem.

É relativamente fácil e barato nos dias de hoje criar uma companhia aérea, dar-lhe um nome virtual e terceirizar tudo o resto, inclusivamente a própria frota, tripulações, seguros e manutenção, reduzindo o investimento, o risco. Foca-se no que é essencial, ou seja, na conetividade aérea. Foi em julho que o governo da ilha anunciou querer criar a sua companhia em conjunto com um investidor Nigeriano e três meses depois já está no ar. Os contornos deste negócio envolvem uma empresa de publicidade nigeriana, a Marvelous Mike Press Ltd, sem qualquer experiência no negócio aéreo e que detém 80% do capital. Os restantes 20% são detidos por um fundo estatal de Antigua, o Citizenship by Investment Programme (CIP), o equivalente ao visto Gold por investimento. Não conhecendo os detalhes deste acordo específico, tipicamente este tipo contrato dá à companhia selecionada um rendimento seguro de um milhão de euros por mês e isto vale como uma exportação para Portugal. Caso não seja rentável, é relativamente simples para a tal companhia virtual terminar as suas operações pagando as penalidades previstas e fechar. Se for um sucesso, poderá então fazer o inverso e passar à etapa seguinte de ter os seus próprios aviões com maior segurança e certeza pela experiência passada.

Algumas das notícias sobre o voo inaugural da Nigéria apontam que teve apenas 100 passageiros, muitos dos quais convidados, que supostamente regressarão no dia 6 de novembro. Existem rumores na Nigéria que este voo facilitará uma nova rota para a emigração ilegal para os EUA. Acresce ainda que não é fácil reservar estes voos pelos canais “normais” ainda que operados com o código da euroAtlantic. O avião regressará a Lisboa no dia 2 de novembro às 13h15 e voltará para as Caraíbas no dia 5 de novembro às 18h10. Tendo em conta o destino de sonho em causa, é pena não ser comercializado de/para Portugal.

Pedro Castro, diretor da SkyExpert

pedro.castro@skyexpert.net

www.skyexpert.net



-PUB-spot_img

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img