A Agência de Promoção de Albufeira (APAL), em colaboração com o Município de Albufeira, realizou uma fam trip direcionada aos principais operadores turísticos e agências de viagens do Reino Unido.
Esta visita realizou-se entre os dias 21 e 23 de outubro, com o objetivo de destacar as principais valências turísticas de Albufeira e fomentar novas oportunidades comerciais para os associados da APAL.
Como parte da iniciativa, foi promovido uma workshop que reuniu 12 operadores britânicos e várias empresas locais, proporcionando um ambiente propício à troca de contactos e à criação de novas parcerias de negócio.
Entre os associados presentes no workshop, a APAL destaca: Apartamentos do Parque, Hotel Rocamar, Easydivers, AP Hotels, Hotel Baía Grande, Dream Wave, Hotéis Real, DHM, Algarve Resorts, Luna Hotéis, Algarexperience, 3 HB Hotels, Rotatur, Zoomarine, Alfagar Aparthotels & Resorts, Megasport, Visacar e X Ride.
Ainda durante o workshop foi possível assistir a uma apresentação por parte da Vice-Cônsul do Reino Unido no Algarve, Jocelyn McCall Ferreira, que teve a oportunidade de transmitir a todos os presentes, mas particularmente aos agentes e operadores britânicos, quais as regras do destino e a forma como estão disponíveis para apoiar os turistas provenientes do Reino Unido.
“O programa da fam trip foi desenhado para proporcionar uma experiência imersiva no concelho, com atividades que incluíram um passeio de barco pela costa, visitas às principais zonas da cidade e momentos gastronómicos que valorizaram os sabores locais, com destaque para os pratos de peixe, o frango da Guia e um brunch com produtos locais da Quinta do Mel”, explica a agência.
De acordo com o Travel BI, o Reino Unido é o terceiro maior mercado emissor de turistas a nível mundial e o segundo na Europa. Em 2023, consolidou-se como o principal mercado externo para Portugal, representando 18,4% das dormidas, o que equivale a cerca de 9,9 milhões de dormidas. Em Albufeira, o Reino Unido está na liderança do top 10 das dormidas, representando 32.2% da procura.
A APAL refere, em comunicado, que este valor poderá aumentar em 2024, reforçando a importância de iniciativas como esta na captação e fidelização de visitantes internacionais.

