A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) criticou esta quarta-feira, dia 23, a campanha da TAP que permite comprar passagens aéreas em três prestações sem juros, dizendo que cria “distorções de mercado”.
“Uma vez mais, a TAP preferiu criar distorções de mercado, impedindo a liberdade de escolha do consumidor, diminuindo as opções do cliente final quanto à entidade emissora, aquando da compra de um bilhete de avião”, refere a associação em comunicado.
No documento, as agências de viagens dizem estar surpreendidas por esta opção “apenas ser aceite na venda direta”, não lhes sendo permitido o mesmo tipo de modalidade de compra.
A APAVT lamenta não ter sido informada desta decisão que, no seu entender, representa uma “óbvia opção estratégica de afastamento e até mesmo de conflito” com as agências de viagens.
As agências de viagens, que não podem atualmente recorrer a este tipo de pagamento, recordam que a adoção da medida “vem num momento em que as companhias aéreas impuseram” uma redução de 10 dias nos tempos médios de pagamento.
Citado no documento, o presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira, criticou a TAP por preferir “traçar um caminho de confrontação e de exclusão, afastando o seu melhor cliente, as agências de viagens”.
“Não creio que esta atitude beneficie alguém, no final vamos ficar todos pior”, vaticinou, no comunicado em que a associação refere que manterá a atitude construtiva, bem como a exigência de igualdade de tratamento.