“Empoderar a Distribuição Turística Europeia para um Futuro Sustentável” é o tema do evento final do projeto SUSTOUR, cofinanciado pelo programa COSME da EU, que irá decorrer em Cascais, entre os dias 13 e 14 de setembro.
O evento ocorre por iniciativa da APAVT, uma das associações-membro do consórcio SUSTOUR, com o apoio da ATC-Associação de Turismo de Cascais.
Neste encontro serão apresentadas as melhores práticas dos agentes de viagens e operadores turísticos, que integraram com sucesso a sustentabilidade nos seus negócios e operações.
“O Evento Final do SUSTOUR representa o culminar de uma iniciativa que reuniu mais de 600 operadores turísticos e agentes de viagens de 35 países de toda a Europa. Ao longo de três anos, estas pequenas e médias empresas (PME) trabalharam para melhorar a sustentabilidade das suas operações, incluindo seis dezenas de agências de viagens e operadores turísticos Portugueses”, afirmam os responsáveis em comunicado.
Em formato híbrido, o evento reúne presencialmente, no Centro Cultural de Cascais, cerca de 70 participantes, incluindo especialistas em Sustentabilidade e coordenador de sustentabilidade de agências e operadores de diversos países europeus, sendo transmitido em streaming para centenas de pessoas.
O evento contará com discussões e sessões, onde 25 PMEs de toda a Europa trocarão ideias e histórias de sucesso relacionadas como a gestão da cadeira de fornecedores; redução da pegada de carbono; redução de plástico descartável; certificação de excursões e marketing de sustentabilidade.
Cada uma destas cinco sessões será liderada e moderada por um especialista de cada um dos assuntos em análise.
Irão ser também apresentados os resultados do Projeto SUSTOUR. O evento será encerrado com a cerimónia de entrega de prémios e certificações Travelife, um reconhecimento dos esforços e realizações das PMEs no contexto do projeto SUSTOUR.
“As conquistas das empresas no âmbito deste projeto inspiram-nos a todos. Procuramos motivar outros a juntarem-se a esta jornada rumo à sustentabilidade e a APAVT permanecerá comprometida em promover a sustentabilidade entre os nossos associados, muito além da conclusão deste projeto, desenvolvendo as ferramentas e parcerias para um futuro de viagens sustentáveis”, afirma Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT.