Domingo, Abril 20, 2025
Domingo, Abril 20, 2025

SIGA-NOS:

APAVT impulsiona crescimento turístico nos Açores e apoia esforços por uma temporada mais prolongada

A APAVT (Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo) organizou uma viagem de imprensa às ilhas Terceira e Graciosa, nos Açores, com o intuito de impulsionar o crescimento turístico do destino e apoiar os esforços por uma temporada mais prolongada. Durante a viagem, o presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira, destacou a importância da gestão dos fluxos turísticos e a diversificação das visitas aos Açores, além de enfatizar a natureza ativa e a modernidade das ilhas.

“Esta viagem está inserida, em primeiro lugar, naquilo que a APAVT combinou com a Região Autónoma dos Açores, durante o nosso último congresso em Ponta Delgada, que fez com que este ano os Açores fossem o destino preferido da APAVT”, explicou Pedro Costa Ferreira.

Além de enfatizar o êxito recente do turismo açoriano, Pedro Costa Ferreira destacou a capacidade de crescimento e modernização das ilhas. “Numa altura em que se fala tanto de turistas a mais, a APAVT sempre defendeu nos Açores a gestão de fluxos turísticos, que é muito mais importante do que nos queixarmos de turistas a mais”, rematou. A escolha das ilhas Terceira e Graciosa para esta viagem teve como objetivo chamar a atenção para a diversificação das visitas aos Açores, além das experiências turísticas mais comuns, permitindo assim um crescimento sustentável através da gestão adequada dos fluxos turísticos.

Museu do Vinho dos Biscoitos, Terceira

O presidente da APAVT também abordou a natureza da oferta turística presente nesta viagem. Além das rotas turísticas já estabelecidas, foi incluída uma oferta que pode ser “desfrutada tanto no verão como no inverno”, refletindo o esforço dos Açores em gerir a sazonalidade e prolongar a temporada turística. Destacou-se ainda a importância da experiência ativa proporcionada pelo destino, que vai além da beleza natural e oferece atividades acessíveis a todos, incluindo famílias.

De acordo com o responsável, a APAVT planeia dar continuidade a este trabalho, realizando uma segunda etapa em parceria com operadores turísticos portugueses, para promover e comercializar o destino turístico nos circuitos de venda em Portugal, através dos principais players do setor.

O presidente da APAVT também abordou o desempenho turístico dos Açores e reconheceu que o destino está a ser bem vendido, registando um crescimento nas reservas em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior. No entanto, o dirigente acredita que o elevado crescimento observado até agora pode “não ser sustentável no verão”, devido a fatores como a reserva antecipada deste ano e a comparação com o primeiro trimestre que “foi muito fraco, por estarmos ainda em pandemia”. Pedro Costa Ferreira mencionou também os fatores externos pouco atrativos, como o cenário político incerto e o conflito na Ucrânia, que influenciam as análises macroeconómicas do poder de compra das famílias portuguesas. “Ainda assim, esperamos um crescimento significativo, acentuado, provavelmente próximo dos dois dígitos, o que é absolutamente fantástico se pensamos que o ano passado foi superior a 2019. Conseguirmos superar o ano passado é qualquer coisa de inimaginável”, frisou o presidente.

Além de Pedro Costa Ferreira, a delegação da APAVT nesta deslocação às ilhas da Terceira e da Graciosa foi constituída pelo vice-presidente, José Bizarro; pelo diretor executivo da associação, Ricardo Figueiredo; pelos diretores Carlos Baptista e Ricardo Correia; e pela delegada da APAVR nos Açores, Catarina Cymbron.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img