Quarta-feira, Novembro 30, 2022
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Arábia Saudita quer tornar-se numa potência turística. Até 2030, o país espera atrair 100M de visitantes

A Arábia Saudita abriu as fronteiras ao turismo de lazer internacional há apenas três anos – até 2019, os visitantes estrangeiros só podiam entrar no país por questões religiosas. De acordo com o Hosteltur, esta mudança demonstra que a Arábia Saudita está a apostar no turismo para diversificar a economia do país, que tem como base a exportação de petróleo. Até 2030, o país tem um compromisso ambicioso: atrair 100 milhões de visitantes.

O projeto Saudi Vision 2030, destinado a diversificar a economia do país, colocou o turismo na vanguarda, com o objetivo de aumentar a sua contribuição para o PIB de 3% para 10%. Para conseguir atingir este objetivo, a Arábia Saudita elaborou uma estratégia detalhada. Depois de permitir, pela primeira vez na história do país, a entrada de visitantes internacionais em 2019, o passo seguinte foi a criação do Ministério do Turismo em fevereiro de 2020.

Dois anos mais tarde, nesta semana, o Gabinete Saudita aprovou uma nova lei de turismo que procura atrair inovação e facilitar o empreendedorismo, assim como aumentar o controlo governamental sobre a qualidade dos seus serviços e encorajar parcerias público-privadas para mitigar riscos, relata a agência noticiosa oficial saudita SPA. O Ministério do Turismo poderá aplicar isenções fiscais e aduaneiras para encorajar o investimento no setor.

Atração de talento para o setor

O primeiro grupo de estudantes sauditas na Les Roches Global Hospitality Education, em Marbella, em julho deste ano

O compromisso com a atração de talento é outro dos eixos da Estratégia Nacional de Turismo, que tem como objetivo final tornar a Arábia Saudita numa potência turística. Neste contexto, foi lançado o programa Tourism Trailblazers com o propósito de formar 100.000 sauditas até 2022.

A campanha começou no final de 2020 com o lançamento de uma nova estratégia de desenvolvimento do capital humano, que visa atrair mais cidadãos sauditas para o setor do turismo. O projeto Vision 2030 inclui a criação de um milhão de novos postos de trabalho no setor até esse ano.

“Criar uma mão-de-obra qualificada, com o talento e a ambição de apoiar e impulsionar o setor do turismo a nível regional e global é fundamental para tornar realidade a Saudi Vision 2030, um projeto único e transformador de reforma económica e social que está a abrir a Arábia Saudita para o mundo”, disse Ahmed Al Khateeb, Ministro do Turismo da Arábia Saudita.

Grandes projetos

A estratégia inclui o desenvolvimento de grandes infraestruturas turísticas. Gloria Guevara, conselheira especial do Ministério do Turismo, em entrevista à Hosltur, explicou que “entre este ano e 2030, o Reino da Arábia Saudita vai investir um trilião de dólares [um bilião de euros], que serão atribuídos a diferentes tipos de investimento”. Entre eles, a criação da cidade futurista de Neom, um complexo no Mar Vermelho, e a construção do hotel Desert Rock, um projeto turístico de luxo inserido numa montanha no deserto.

Hotel Desert Rock

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