Quinta-feira, Fevereiro 22, 2024
Quinta-feira, Fevereiro 22, 2024

SIGA-NOS:

ARAC avalia medidas sustentáveis para o setor rent-a-car

A Associação Nacional dos Locadores de Veículos (ARAC) realizou, no passado dia 26 de janeiro, uma reunião das empresas do setor de aluguer de automóveis rent-a-car, para fazer um balanço de 2023 e avaliar algumas medidas sustentáveis para o ano de 2024.

A reunião, que contou com cerca de 20 empresas, realizou-se no Auditório da ERTA – Entidade Regional de Turismo do Algarve, em Faro, tendo sido abordado como principais temas: o ano turístico de 2023; perspetivas para o ano turístico de 2024; adaptação às novas competências digitais; a nova legislação que regulamenta a atividade de aluguer de veículos de mercadorias sem condutor; guia de boas práticas da atividade de rent-a-car; e aquisição de viaturas para rent-a-car em 2024.

“Temos a convicção de que o rent-a-car será neste século o porta-estandarte da descarbonização da mobilidade automóvel e da racionalização do número de veículos em circulação, nomeadamente através da alteração do paradigma da propriedade pelo da utilização”, explicam os responsáveis em comunicado.

Enquanto os postos de carregamento são “insuficientes”, as empresas de rent-a-car já atingiram os 3.500 veículos de emissões zero. As empresas têm adquirido um “grande número de veículos híbridos”, maioritariamente plug-in, com o objetivo de poderem reduzir as emissões de CO2, contribuindo assim para um “planeta mais sustentável”.

Além do combate às emissões de carbono por via da substituição de veículos a combustão por veículos mais amigos do ambiente, as empresas têm dado o seu contributo para uma maior gestão ambiental. As medidas passam por reduzir o uso de papel, nomeadamente na celebração de contratos de aluguer e arquivo de documentação e faturação.

“No topo destes procedimentos encontramos as empresas que já possuem meios de entrega e devolução de viaturas com total automatismo, celebração de contratos e disponibilização dos veículos contratados através de quiosques digitais”, avançam. Acrescentando que toda esta evolução tem como principal objetivo a “prestação de um serviço de excelência ao cliente”.

A reunião contou com os seguintes oradores: Joaquim Robalo de Almeida, secretário-geral da ARAC; Honório Teixeira, vogal do Conselho Diretivo e delegado da Zona Sul da ARAC; e José Marques, diretor da Europcar.

Além disso, a ARAC vai realizar, no primeiro semestre do ano, reuniões regionais com as suas empresas associadas nos Açores, Norte, Centro e Lisboa.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img