Quarta-feira, Agosto 17, 2022
Quarta-feira, Agosto 17, 2022

SIGA-NOS:

As comunidades já não são meras espetadoras do futuro do turismo. O caso do Havai

Argumentando contra a visão da comunidade como elemento secundário do turismo, John De Fries, presidente da Autoridade de Transporte do Havai, disse ao Skift Destination, no Sustainability Summit realizado na quarta-feira dia 21, que, para a indústria de viagens ser sustentável, a mesma deve trabalhar em conjunto com as comunidades.

“A comunidade entra diariamente em cada um dos nossos empreendimentos turísticos, tornando-os operacionais. Sem eles não há turismo”, acrescentou John De Fries.

Mas convidar a comunidade a envolver-se não é suficiente, declarou Hinds, diretora administrativa da JustaTaad, uma empresa de consultoria em sustentabilidade e membro do conselho do Center for Responsible Travel, acrescentando que os membros da comunidade devem ser capazes de expressar as suas ideias de maneira cíclica em cada etapa do caminho.

John De Fries revela que, em quase todas as reuniões comunitárias no Havai, a primeira questão levantada pelas pessoas é se é possível limitar o número de voos ou assentos de passageiros que chegam ao Havai. Este é um problema difícil de resolver, uma vez que o direito de viajar está consagrado na Constituição dos Estados Unidos.

Em Maui, ilha do Havai, acrescenta o presidente da Autoridade de Transporte do Havai, a rodovia Hana está constantemente superlotada, porque os turistas param ao longo do caminho para tirar fotografias das paisagens. Colaborar com agências multijurisdicionais tem sido fundamental para controlar e coibir esse comportamento.

“O maior desafio é educar os visitantes sobre como ser seguro e amigo da comunidade”, declara John De Fries.

Kauai cria site para os visitantes encontrarem transporte

Uma outra solução criada para enfrentar um problema de falta de recursos, foi encontrada por um conjunto de funcionários de Kauai, uma ilha do Havai, de acordo com o jornal The Garden Island. Juntos decidiram lançar um site que ajudasse os turistas a encontrar opções de transporte, uma vez a ilha enfrenta uma escassez de carros para alugar.

O Escritório de Desenvolvimento Económico de Kauai lançou então o GetAroundKauai.com, em parceria com a Autoridade de Turismo. “O nosso objetivo é que este novo site sirva como um recurso para conectar os viajantes com alternativas de transporte, como o autocarro do aeroporto, boleias e aluguer de bicicletas”, afirmou Nalani Brun, diretor do Escritório de Desenvolvimento Económico de Kauai, segundo o West Hawaii Today.

O site será atualizado à medida que forem disponibilizadas novas opções de transporte, e terá, no futuro, um mapa com as estações de autocarro e respetivas rotas, guias regionais para caminhadas e posts semanais para ajudar os visitantes a entender a dinâmica de transportes da ilha. O GetAroundKauai.com apresentará, ainda uma secção “Como viajar com Aloha”, que fornecerá dicas e recomendações de habitantes locais.

“Educar os visitantes sobre como viajar de forma responsável é a chave para lidar com os impactos do turismo e melhorar o bem-estar das comunidades de Kauai”, concluiu John De Fries.

avatar

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img