Quarta-feira, Novembro 30, 2022
Quarta-feira, Novembro 30, 2022

SIGA-NOS:

Associação de Turismo dos Açores reforça aposta na promoção internacional

No primeiro semestre de 2022, a Região Autónoma dos Açores foi visitada por mais jornalistas e meios de comunicação – internacionais e nacionais – do que no período homólogo de 2019. Segundo comunicado de imprensa, este crescimento sustentado é o resultado do trabalho que a Associação do Turismo dos Açores, em cooperação com diversos agentes regionais, tem vindo a desenvolver para a promoção da oferta turística açoriana junto de mercados emissores estratégicos.

No primeiro semestre de 2022, o arquipélago dos Açores recebeu 73 jornalistas – mais dez do que no mesmo período de 2019. Também nas visitas de imprensa organizadas se verifica um crescimento, com 20 visitas realizadas em 2022 em comparação com as 17 em 2019.

O número de meios de comunicação que conheceram o arquipélago também aumentou. Entre revistas, jornais e blogues, a Região Autónoma dos Açores recebeu 35 meios no primeiro semestre de 2022 – um número que supera os 22 no período homólogo de 2019.

Entre os diversos países de origem dos meios de comunicação estão a Alemanha, os Estados Unidos, França, Espanha e o Reino Unido – que, de acordo com o INE, se têm afirmado como os principais mercados emissores de turistas estrangeiros nos Açores –, além de mercados em crescimento como os Países Baixos, a República Checa e a Bélgica.

A promoção externa dos Açores como destino turístico na primeira metade de 2022 concretizou-se também através da presença em seis feiras e ações internacionais no Canadá, Espanha, Estados Unidos e França, além da BTL em Portugal.

A Associação de Turismo dos Açores apostou, ainda, numa maior diversificação, face a 2019, dos mercados convidados para a organização de fam trips com operadores turísticos. No primeiro semestre de 2022, a Região Autónoma recebeu profissionais de Espanha, Itália, Países Baixos, Polónia, República Checa e Reino Unido.

“Estes números são um reflexo do trabalho que a Associação de Turismo dos Açores tem vindo a desenvolver na promoção da região como destino turístico junto de mercados internacionais estratégicos. Além do esforço por uma oferta turística cada vez mais qualificada, acreditamos que é fundamental dar a conhecer na primeira pessoa tudo que se pode descobrir no nosso arquipélago”, refere Carlos Morais, presidente da Associação de Turismo dos Açores.

“A promoção do destino através de um aumento sustentado e ponderado de press trips, fam trips e participação em feiras internacionais é uma peça importante na nossa estratégia global e contribui ativamente para chegar a mercados que estão identificados por nós como tendo muito potencial. Com uma acessibilidade cada vez melhor – recentemente, demos conta de que na primeira metade de 2022 a região passou a ter o triplo das rotas aéreas –, acreditamos que esta promoção vai continuar a dar frutos e contribuir para colocar os Açores num lugar de destaque para os visitantes estrangeiros”, acrescenta Carlos Morais.

Dormidas e hóspedes em julho superam os números de 2019

Recorde-se que, de acordo com os mais recentes dados do Instituto Nacional da Estatística (INE), o mês de julho de 2022 registou um crescimento de 0,2% no número de dormidas na Região Autónoma dos Açores face ao período homólogo de 2019.

A informação do INE dá conta também de um aumento no número de hóspedes nos estabelecimentos de alojamento turístico nos Açores. Em julho de 2019, o número fixou-se nos 99 705 hóspedes, enquanto que no mesmo mês de 2022 os alojamentos da região receberam 100 567 visitantes.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img