Terça-feira, Fevereiro 20, 2024
Terça-feira, Fevereiro 20, 2024

SIGA-NOS:

Atlantic Compost: o projeto que quer transformar os resíduos alimentares nos restaurantes

Mariline Pais e Pedro Santos são a equipa vencedora da segunda edição do TTL Super-Edition. A dupla já tinha participado na primeira edição do concurso e chegou até à fase de finalistas, mas não venceu. Por esse motivo e por serem “jovens ambiciosos e dinâmicos” não desistiram e voltaram à luta para se fazerem ouvir a si e às suas ideias.

Foi aos 24 anos que Mariline e Pedro, aos 21, preocupados “com a sustentabilidade e com a garantia de um futuro melhor para as próximas gerações”, decidiram criar o projeto Atlantic Compost.

Desde junho que a dupla de jovens tem trabalhado no projeto Atlantic Compost que pretende combater o desperdício alimentar e valorizar o adubo orgânico para resíduos orgânicos, que são normalmente descartados por cafés e restaurantes.

A ideia Atlantic Compost surgiu “pela realidade portuguesa, onde a compostagem não é uma atividade comum”, referem os jovens. A dupla de licenciados em direito e turismo acrescenta ainda que a ideia surgiu também devido há ausência de iniciativas relacionadas com a compostagem.

Para que fosse possível concretizar esta ideia, a dupla teve sempre o apoio “por parte da organização do concurso e, junto da final, acesso a workshops e mentores, como a NEST e a AHRESP. “

Quais os planos para o futuro?

Por agora o projeto destina-se às empresas, mais concretamente ao setor HORECA. No entanto os jovens admitem que pretendem entrar no setor doméstico “numa  fase de consolidação do projeto”.

Apesar de ainda não saberem quais as necessidades que terão a nível de recursos humanos, o mais importante para os futuros empreendedores, “independentemente do tamanho da equipa”, é que o projeto tenha “uma personalidade muito própria, com um espírito dinâmico, de colaboração e seja sustentável.”

Agora que venceram o concurso a ideia seguinte é “investir o valor total do prémio” [5.000€] para “concretizar a nossa ideia e estabelecer um negócio de valor compartilhado, com uma comunidade sólida de clientes e parceiros.”

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img