A Atlântida WTA realizou, esta terça-feira, no Palácio Ludovice, em Lisboa, uma demonstração da solução tecnológica para o setor das viagens corporativas: a plataforma Atriis. Desenvolvida para responder às crescentes necessidades das empresas na gestão de deslocações, a Atriis promete uma oferta competitiva e adaptada. “Acreditamos que podemos chegar a 50 clientes até ao final do ano”, revelou Ricardo Caixinha, diretor-geral da empresa, em entrevista ao TNews.
Desenvolvida ao longo dos últimos seis meses, a Atriis é uma plataforma de “última geração” que visa “simplificar operações, otimizar processos de reserva e disponibilizar um portfólio abrangente de conteúdos de viagem”. Permite o acesso a tarifas NDC de companhias aéreas, bed banks e serviços de transporte, como comboios e transfers. Atualmente, a solução já se encontra em fase de implementação, com três clientes em processo de integração.
“Esta ferramenta vem melhorar aquela que é a oferta do mercado. Não só a componente gráfica, a facilidade de navegação, da apresentação de produtos, das suas condições, mas num ambiente completamente controlado, porque permite uma política de viagens muito flexível e possível de chegar a um limite de parametrização muito detalhado”, revela.
Um dos grandes trunfos da Atriis é a sua capacidade de adaptação às necessidades específicas de cada empresa. Segundo Ricardo Caixinha, “compreendemos a realidade de cada cliente para que possam tirar o máximo partido da plataforma. A solução é totalmente ajustável às políticas de viagens e contratos com fornecedores, entregando um produto chave na mão com manutenção contínua”.
Segundo o responsável, esta abordagem permite às empresas um maior controlo operacional, garantindo um ambiente de compras centralizado e eficiente.
Funcionalidades avançadas e integração tecnológica
A Atriis integra diversos sistemas de reservas e canais de distribuição de companhias aéreas. “Dispomos de três sistemas de reservas por trás da plataforma – Travelport, Amadeus e Sabre – incluindo os NDCs das companhias que distribuem por este canal, possibilitando tarifas mais competitivas”, explicou Ricardo Caixinha.
Além disso, a solução compara preços de múltiplas fontes hoteleiras, incluindo bed banks, sites dos hotéis, Booking.com e Expedia, garantindo a melhor opção para os clientes. No segmento do transporte terrestre, já conta com as principais empresas de rent-a-car, agregadores de transfers e a opção de reserva de comboios na Europa e nos Estados Unidos, através da Amtrak.
Outro fator diferenciador é a sua usabilidade intuitiva e acessível diretamente via browser ou aplicação móvel. Adicionalmente, permite a definição de políticas de viagem detalhadas e a consulta, em tempo real, de todas as transações realizadas, canceladas ou pendentes.
O investimento na plataforma foi “substancial”. De acordo com o responsável, “o maior investimento foi o tempo e os recursos dedicados à personalização, monitorização e controlo de qualidade. O controlo de qualidade não se aplica apenas ao cliente final, mas também aos fornecedores. É fundamental garantir que estes cumprem um conjunto de critérios rigorosos, assegurando que, no final, os clientes possam validar e beneficiar dessa qualidade.”
Apesar do investimento inicial associado à adesão à plataforma, a empresa acredita que o volume de transações realizadas tornará a solução financeiramente vantajosa para os utilizadores.
Perspetivas de crescimento
O objetivo da Atlântida WTA para este ano é atingir os 50 clientes. “Além dos três clientes iniciais, pretendemos chegar aos 50 até ao final do ano. Estamos a registar um grande interesse por parte de clientes e potenciais clientes, dando prioridade à transição daqueles que já utilizam a nossa ferramenta atual”, revelou Caixinha.
A demonstração da Atriis reuniu várias empresas e clientes corporate, refletindo a crescente adesão do mercado à solução. “A receção tem sido extremamente positiva”, concluiu o diretor-geral. A Atlântida WTA já tem previstas novas apresentações em Lisboa e no Porto para expandir a divulgação e captar mais clientes.