A Áustria anunciou esta terça feira, dia 17, que está a definir um prazo máximo de validade de cerca de nove meses para o certificado de vacinação, que atualmente é necessário para visitar o país.
O país tornou-se o segundo a definir uma data de validade para os passaportes da vacina Covid-19, causando ainda mais confusão para os viajantes.
Esta decisão significa que, por exemplo, os viajantes do Reino Unido que receberam a segunda dose da vacina em janeiro têm apenas até outubro de 2021 para visitar o país antes que o passaporte seja considerado inválido.
“Para as vacinas de injeção única, deve mostrar que recebeu a vacina há mais de 21, mas há menos de 270 dias antes da chegada”, dizem as novas diretrizes do Ministério dos Negócios Estrangeiros.
“Para vacinas de dose dupla, deve mostrar que recebeu a primeira injeção há mais de 21 dias, mas menos de 90 dias antes da chegada, ou a segunda injeção, não há mais do que 270 dias antes da chegada”, acrescenta o Ministério.
Os visitantes podem, em vez de mostrar o certificado, apresentar um resultado de teste Covid-19 negativo ou uma evidência de recuperação recente do vírus. Nestes casos, os visitantes terão de se isolar, pelo menos, cinco dias após a chegada.
A Croácia anunciou medidas semelhantes em julho, com um período de validade de 210 dias.