No quarto episódio do videocast “Autónoma Tourism Talks” a convidada é Rita Alves Machado, VP Sales & Marketing da Great Hotels of the World, Small Portuguese Hotels e GuestCentric.
Nascida em Liverpool, Rita iniciou a carreira no Turismo de Portugal em França, tendo trabalhado depois em consultoria e nas Pousadas de Portugal. Entre 2002 e 2016 foi uma peça chave na Tivoli Hotels & Resorts, onde atuou como Diretora de Marketing e Diretora de Vendas. Nesta função, liderou projetos significativos, como a parceria com a Discovery e a expansão para o Brasil, além de se adaptar às mudanças no marketing digital e vendas diretas.
Rita Alves Machado acredita que a chave para o sucesso está em encontrar o equilíbrio certo entre tecnologia e o toque humano. Prevê um futuro em que a tecnologia aprimora a experiência do hóspede, simplificando processos e libertando a equipa para se concentrar em fornecer interações personalizadas e memoráveis.
Uma área pela qual é particularmente apaixonada é o potencial da tecnologia para transformar a experiência do hóspede, do processo de reserva à experiência no hotel. Ela prevê uma experiência intuitiva e perfeita, onde a tecnologia dá suporte aos elementos humanos, em vez de substituí-los.
Valoriza qualidades como uma mentalidade analítica, a resolução criativa de problemas e a curiosidade intelectual para quem quer construir um percurso profissional na área da hotelaria.
Além da sua carreira, Rita Alves Machado partilha a sua experiência sobre a importância de equilibrar vida pessoal e profissional, enfatizando a necessidade de ajustes estratégicos e apoio para manter esse equilíbrio.