Sábado, Abril 20, 2024
Sábado, Abril 20, 2024

SIGA-NOS:

Azora lança fundo multiestratégia para investir até 500M€ no Sul da Europa

A gestora de capitais e investimentos Azora, que detém o Vilalara Thalassa Resort e outros hotéis no Algarve, lançou um novo veículo multiestratégia europeu com um capital próprio de 270 milhões de euros e uma capacidade de investimento de 500 milhões de euros.

O fundo, que tem um horizonte de investimento de 5 a 10 anos, foi criado com o objetivo de investir no setor imobiliário do sul da Europa de forma “flexível e aproveitar as diferentes oportunidades que vão sendo geradas, e que podem incluir os segmentos tradicionais de escritórios, logística e retail, bem como outros setores mais novos e emergentes, como ativos residenciais (construir para alugar, co-living, estudantes e outros modelos alternativos de habitação), bem como centros de dados, agricultura e lazer, entre outros. Para desenvolver esta estratégia, a Azora conta com uma equipa de 11 profissionais.

No lançamento deste novo veículo, a Azora destaca que conta com o apoio de um dos principais fundos soberanos que tem apostado na longa história da Azora de saber identificar diferentes oportunidades, gerir a complexidade, acrescentar valor através da gestão e gerar retornos mais elevados.

Esta operação representa o terceiro fundo que a Azora lança com uma estratégia multissetorial flexível e de perímetro europeu. A Socimi Hispania, lançada em 2014 e com um capital de 1,1 mil milhões de euros, foi vendida à Blackstone em 2018. Posteriormente, a Azora constituiu, com capitais próprios dos seus sócios, o Azora Principals, com o objetivo de duplicar o capital investido em cinco anos.

Cristina García-Peri, Sócia-Gerente de Estratégia e Desenvolvimento Corporativo, comentou: “Num ambiente como o atual, com maior volatilidade e incerteza, os grandes investidores institucionais apostam em gestores experientes que conhecem profundamente o setor imobiliário e acesso diferenciado a oportunidades de investimento. O veículo multiestratégia europeu que desenhamos na Azora permite-nos identificar as melhores oportunidades que surgem nos diferentes mercados e setores, e gerar maior rentabilidade para nossos investidores”.

Javier Rodríguez Heredia, Sócio-Gerente da Área Imobiliária Azora, destacou que “as novas tendências na forma de viver, trabalhar e divertir-se vão exigir uma grande transformação na forma como se usa e projeta os ativos. No atual ambiente macro, de maior volatilidade e taxas de juros mais altas, o retorno dos ativos imobiliários será obtido através de uma gestão ativa e profissional. Esta estratégia de transformação responde também a critérios de sustentabilidade e cumpre uma função social, valores com os quais a Azora está fortemente comprometida.”

A Azora está especializada no investimento em todo o leque do setor imobiliário e em diferentes classes de ativos: residencial, hoteleiro, logístico, escritórios, data centers, residências de estudantes e idosos, energias renováveis, e está a promover novas linhas de investimento em lazer, infraestruturas e sustentabilidade.

Recentemente, o grupo fez várias aquisições em Portugal. Através do Fundo Azora European Hotel & Lodging, adquiriu no ano passado o Pestana Blue Alvor, no Algarve, depois de ter comprado o Tivoli Marina Vilamoura Resort; o Tivoli Carvoeiro Resort; e o Vilalara Thalassa Resort.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img