Sexta-feira, Maio 16, 2025
Sexta-feira, Maio 16, 2025

SIGA-NOS:

Baixo Alentejo apresenta candidatura a Cidade Europeia do Vinho 2026, destacando a afinidade do produto com os mercados

A Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo apresentou esta segunda-feira, dia 21, a candidatura do Baixo Alentejo a Cidade Europeia do Vinho 2026.

A conferência de imprensa decorreu no Vila Galé Ópera, em Lisboa, e contou com a presença de José Santos, presidente da ERT; António Bota, presidente da CIM do Baixo Alentejo; Fernando Romba, primeiro secretário da CIM do Baixo Alentejo, e dos três embaixadores da candidatura: o músico Buba Espinho; a presidente da Associação Portuguesa de Enoturismo, Maria João Almeida; e o humorista, contador de estórias, escritor e ilustrador, Jorge Serafim.

José Santos começou por dizer que a apresentação das candidaturas decorrerá no próximo dia 30 de abril, no Alandroal, na presença de 146 presidentes de Câmaras Municipais, que selecionarão a candidatura vencedora.

“O vinho consegue albergar cultura, sustentabilidade, literatura e gastronomia, é um produto que gera uma grande afinidade não só com o mercado internacional, mas também com o nacional, permitindo-nos comunicar o Alentejo como um todo”, enfatizou José Santos.

Segundo o responsável, o objetivo da entidade é tornar esta proposta de valor “mais integrada, organizada e consistente”. Além disso, a entidade pretende, através desta candidatura, aumentar o número de turistas no Baixo Alentejo.

O responsável pela entidade salientou que a apresentação terá cerca de 15 minutos e que a porta-voz será Teresa Caeiro, empresária das Gerações da Talha.

Ainda na apresentação, António Bota considerou que esta candidatura é o momento certo para dar a conhecer as particularidades e peculiaridades do Baixo Alentejo. “Sabemos contar a história do nosso vinho e da nossa região como ninguém. O investimento feito em analogia, o crescimento que tivemos nos últimos anos naquilo que é a qualidade, a diversidade e a apresentação dos nossos vinhos, e o trabalho que temos feito demonstra que estamos totalmente empenhados nesta candidatura.”

A par disso, António Bota realçou o “grande esforço dos enólogos” para criar produtos diferenciadores, com o objetivo de cativar, encantar e promover o Baixo Alentejo através do vinho, junto dos diferentes nichos de mercado, promovendo as condições necessárias para que os turistas visitem a região.

“O nosso papel é esse, é promover. Por isso, estamos todos empenhados em que o Baixo Alentejo tenha esta merecida homenagem […] está na hora da região ser reconhecida como a Cidade Europeia do Vinho.”

José Santos prevê 25 novos projetos hoteleiros nos próximos cinco anos

José Santos prevê um total de 25 novos projetos hoteleiros nos próximos cinco anos, conforme revelou na apresentação. Este ano está prevista a entrada de dez novos hotéis, em zonas muito distintas, nomeadamente Monforte, Viana do Alentejo, Évora e Melides. “É interessante perceber que o dinamismo empresarial se estende por toda a região, havendo muitos projetos em carteira, especialmente no litoral, que vão avançar rapidamente. Diria que estas 30 mil camas que o Alentejo tem neste momento, em termos de hotelaria e alojamento local, serão duplicadas nos próximos dez anos.”

O Alentejo representa atualmente 4% das camas de todo o país, um número que, segundo José Santos, precisa de ser “aumentado” para gerar mais procura, mais turistas e mais emprego.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img