A Iberia e a TAG Airlines, transportadora de bandeira da Guatemala, assinaram um acordo de code-share que permite às duas companhias aéreas vender passagens e rotas uma da outra, com o objetivo principal de aumentar a conectividade entre a Guatemala e a Europa.
Com este acordo, assinado durante a Feira Internacional de Turismo de Madrid (Fitur) 2023, a Iberia incorpora o Belize como novo destino na América Central, além de oferecer novos destinos no interior da Guatemala, como Tikal, Flores e Puerto Barrios, entre outros. Da mesma forma, os viajantes oriundos da Guatemala poderão conectar-se a mais de 100 destinos na Europa.
Víctor Moneo, Diretor de Alianças e Acordos Estratégicos da Iberia, diz que este acordo com a TAG Airlines “é mais um exemplo do nosso compromisso com a América Latina, uma região que é fundamental para nós. Na Guatemala, aumentámos recentemente as nossas frequências para operar um voo diário, enquanto que esta aliança com a TAG Airlines irá permitir-nos oferecer um maior leque de opções aos clientes que pretendem viajar entre aquele país e a Europa”.
Também estiveram presentes na assinatura do acordo Marcela Toriello, Presidente da TAG Airlines, e Julio Gamero, CEO da TAG Airlines, que destacaram que a aliança com a Iberia beneficiará diretamente os passageiros internacionais, que terão mais destinos de viagem para escolher.
Na Fitur 2023, foi assinada uma Carta de Intenções com o Instituto Guatemalteco de Turismo (INGUAT), representado por seu diretor geral, Anayansy Rodríguez.
O objetivo deste acordo é reforçar o compromisso de trabalhar numa campanha de promoção turística para 2023, que tem sido realizada nos últimos anos e visa promover “a extraordinária riqueza cultural e natural da Guatemala e a diversidade de seu património – entre os quais o a variada flora e fauna do país, bem como seus marcos naturais”.
A Guatemala, considerada por muitos como o “país da eterna primavera”, possui “uma temperatura muito agradável para o turismo durante todo o ano, além de uma ampla gama de destinos atrativos, com mais de 309 áreas protegidas, 33 vulcões e 3.000 sítios arqueológicos, que aumentou o interesse dos viajantes em atividades ao ar livre e de aventura neste país”.
Este compromisso entre a Península Ibérica e a Guatemala acompanha a presença do país na Fitur, já que foi o país convidado da edição deste ano.
Quase 200.000 assentos entre Guatemala e Espanha
A Iberia tem vindo a reforçar a sua posição na Guatemala e aumentou recentemente para sete as suas frequências semanais, voltando a ligar os dois países diariamente. Esse aumento de capacidade, que entrou em vigor em janeiro de 2023, representa um retorno total aos números pré-pandémicos. Também permite à Iberia aumentar o número de assentos disponíveis para viagens entre a Guatemala e a Espanha para quase 200.000 este ano.
A Iberia é líder em conectividade com a América Latina, região que voltará a ser um dos principais destinos da companhia aérea em 2023. Com 18 destinos em 16 países e uma oferta de cerca de 260 voos semanais, a Iberia esteve presente na Fitur para estreitar ainda mais seus laços com esta região, que está no centro de sua estratégia corporativa.