As vendas da Bestravel tiveram um começo “muito forte” em 2025, registando um crescimento de 15% face ao período homólogo do ano anterior, revelou a empresa à margem da XX Convenção. As apostas para este ano incluem a entrada em força no mercado dos DMCs, um novo projeto ao nível do rail, formação e melhoria da relação com o cliente.
À margem da XX Convenção da Bestravel, que decorre na ilha do Faial, nos Açores, Ricardo Teles, diretor operacional da rede, disse à imprensa que “o final do ano passado, para vendas de início deste ano, foi bastante bom”.
Portugal e Cabo Verde mantêm-se no top de vendas, enquanto o Caribe registou “uma grande subida”. Também o Brasil e os Estados Unidos estão com “crescimentos muito assinaláveis”, destacando-se também as Maldivas, no segmento das grandes viagens, e o Dubai, tanto a nível de stopovers como enquanto destino final.
Bestravel aposta no mercado dos DMCs e prepara novo projeto de rail
Ricardo Teles anunciou a entrada da Bestravel no mercado dos DMCs – um “campo onde até à data não nos tinha sido possível entrar com esta força”. Neste momento, a empresa já fechou mais de 60 contratos com DMCs numa variedade de destinos estrangeiros, que representam um “peso bastante forte” no volume de vendas e uma “tendência bastante acelerada”.
Para o diretor operacional, a nova aposta permite “ser mais competitivos com vendas fora do charter”, considerando que a “maturidade” das agências Bestravel lhes permite estarem mais “capacitadas para fazer o seu próprio programa – o chamado pacote próprio”.
“Estávamos a sentir que as agências já faziam muito pacote próprio e com pouco apoio da nossa parte naquilo que é a correta avaliação dos parceiros”, justificou Carlos Baptista, administrador da Gecontur, detentora do master franchising Bestravel.
A aviação e a hotelaria são trabalhados enquanto Newtour, disse Ricardo Teles, o que permite “retirar cada vez melhores frutos para a rentabilidade das nossas agências”.
A nível de hotelaria, o responsável salientou a existência de “cada vez mais contratos de hotéis”, bem como a criação de uma ferramenta de comparador de hotéis em que, “num único ambiente, as agências conseguem comparar os principais players ou fornecedores de hotelaria que temos disponíveis, incluindo no nosso portal, e fazer uma compra cada vez mais integrada”.
O diretor operacional avançou ainda um novo trabalho ao nível do rail, que está a ser finalizado e deverá ser lançado “no espaço de um mês”. “Temos vários destinos onde não podemos chegar de avião. Temos vários destinos onde é mais rápido chegar de comboio. Ter estes três temas integrados – aviação, hotelaria e comboios – permite-nos não estarmos tão dedicados a essa negociação, porque aí estamos no campo da Newtour, mas estamos a tirar o máximo partido enquanto Bestravel para colocar na operacionalização e nas vendas das agências”, explicou Ricardo Teles.
Formação e melhoria da relação com cliente são prioridades para este ano
A formação é uma aposta contínua da Bestravel, permitindo a “padronização” e desenvolvimento de competências “para entregar valor ao cliente final”, de acordo com Carlos Baptista. A rede tem vindo a organizar formações em regime assíncrono, que possibilitam que “os agentes de viagens façam as suas formações no tempo que têm e ao ritmo que conseguem”. Estas iniciativas visam dar resposta às necessidades de recrutamento das agências, tanto na “entrada de novos franchisados como na entrada de novos colaboradores”.
O administrador da Gecontur anunciou ainda a participação da Bestravel na Bolsa de Empregabilidade, nas feiras de Lisboa, Porto e Coimbra.
Carlos Baptista adiantou também detalhes sobre o projeto de CRM que tem motivado “uma transformação total na forma como nos posicionamos junto do cliente”. A plataforma, desenvolvida ao longo dos últimos dois anos, conta com “cada vez mais ferramentas” que permitem “evoluir para um nível de relacionamento com o cliente muito forte”.
O projeto encontra-se “numa fase de implementação bastante avançada”. No ano de 2025, serão integrados mais meios de comunicação, nomeadamente via chat e Whatsapp, de forma a “centralizar tudo”. O ponto final da implementação será o contacto de voz com os clientes através da plataforma.
Além disto, a Bestravel fechou um conjunto de novas parcerias para aumentar a rentabilidade das agências. Mais recentemente, a empresa estabeleceu um acordo com a Breeze para cartões de dados eSIM. “Os nossos agentes podem indicar através de um link aos seus clientes para terem dados nos destinos”, explicou Ricardo Teles.
O diretor operacional destacou outras três parcerias que visam “ter a cobertura de negócio 360.º”: a Pliant, que diz respeito a cartões de crédito físicos ou virtuais e permite cashback às agências; a Currencies Direct, para atender à necessidade de realizar pagamentos no estrangeiro, sobretudo no mercado dos DMCs; e a Floa, que possibilita “um pagamento sem juros ao cliente se quiser dividir os seus pagamentos”.