Terça-feira, Março 18, 2025
Terça-feira, Março 18, 2025

SIGA-NOS:

Bestravel regista “melhor ano de vendas” com crescimento de 7% em 2024

A Bestravel fechou o ano de 2024 com um novo recorde de vendas, tendo registado um crescimento de 7% em relação ao período homólogo de 2023, revelou à imprensa Ricardo Teles, diretor operacional da empresa, à margem da XX Convenção, que decorre na ilha do Faial, nos Açores.

Em 2024, a Bestravel atingiu o total de 48 agências, mais duas face ao número registado no ano anterior. Para 2025, disse Ricardo Teles, o objetivo é “superar as 50 agências”, já havendo sido anunciadas duas aberturas este ano: em Setúbal, cujo espaço abriu portas no mês de janeiro, e em Sacavém, que deverá ser inaugurado “nos próximos dias”.

O diretor operacional adiantou ainda que, “a breve prazo, o que pretendemos é a aproximação aos números da pré-pandemia”, altura em que a rede contava com 56 agências.

Embora não tenham revelado o volume de vendas da rede, Ricardo Teles assegurou que 2024 foi “o melhor ano de vendas”. Com as duas aberturas concretizadas no ano passado, o valor médio por agência manteve-se “inalterado relativamente a 2023”, o que, a seu ver, demonstra “a continuação da sustentabilidade” da empresa. Também o nível de rentabilidade foi semelhante ao resultado do ano anterior.

Com as subidas das taxas de juro e a perda de poder de compra, “iniciámos o ano muito apreensivos”, ressalvou Carlos Baptista, administrador da Gecontur, detentora do master franchising Bestravel. “Chegar ao final do ano com um crescimento de 7% é algo que nos satisfaz”.

No ano passado, a Bestravel manteve o total de duas agências que faturaram mais de três milhões de euros, registando também, em relação ao ano anterior, um aumento de 11 para 12 agências acima dos dois milhões e de 7 para 9 acima de um milhão.

Portugal como destino arrecadou vendas de 13 milhões em 2024

Os operadores que ocupam o top de vendas mantiveram-se, ainda que “com algumas flutuações nos lugares”, disse Ricardo Teles. Sem ordem certa, foram destacados a Solférias, a Avóris, os operadores do grupo Newtour (Soltrópico e Egotravel), a Newblue e a TUI.

De acordo com o diretor operacional, Portugal Continental continua a ser o “destino número 1” da Bestravel, ainda que os Açores e a Madeira também estejam “muito bem colocados” no top de vendas. Em 2024, Portugal, no todo, atingiu vendas de “mais de 13 milhões”. Carlos Baptista acrescentou que, “dentro destes números, o Continental é destacadíssimo em relação aos Açores e à Madeira”, sublinhando que “as agências vendem muito” o destino, nomeadamente o Algarve.

Também Cabo Verde e Espanha Continental, nomeadamente as costas espanholas, são alguns dos destinos mais vendidos da rede. Além disto, a Bestravel começou a assistir à recuperação de destinos como o Brasil e os Estados Unidos. Já as Maldivas estiveram em destaque no que diz respeito às grandes viagens no ano passado, embora se tenha verificado também “o aparecimento de destinos como a Tailândia”.

Carlos Baptista realçou ainda o forte impacto das campanhas de last minute nos resultados de 2024, mostrando-se preocupado com o estado do mercado. “As campanhas de last minute trouxeram uma venda de última hora que acabou por ajudar os números totais de produção”, disse, defendendo que estas “reeducam o cliente a esperar por um momento de quebra de preço, portanto, não são positivas”. O administrador da Gecontur acrescentou que “andámos a reeducar o mercado durante todo este tempo para comprar em antecipação e este fenómeno de last minute é algo que nos preocupa”, tendo em conta que este acontece “por excesso de oferta no mercado”.

“Somos claramente defensores de que os operadores deveriam tentar controlar a comunicação do seu produto, e não permitir que o comissionamento que entregam à distribuição seja destruído em comunicação de preço”, defendeu Carlos Baptista. “Deve haver um limite sobre a comissão que o operador permite que seja destruída na comunicação do produto”.

“Estamos a mostrar que é possível trazer MICE para o Faial com um evento com 200 pessoas”

A XX Convenção da Bestravel realiza-se de 30 de janeiro a 2 de fevereiro, sob o tema ‘Impossible is Nothing’. Para Carlos Baptista, este mote aplica-se à localização inédita em que está a decorrer o evento: a ilha do Faial, nos Açores.

“Gostamos de fazer o impossível. Nos Açores há várias convenções que já foram realizadas em São Miguel e na Terceira, mas no Faial nunca tinha havido uma convenção”, disse o responsável. “Estamos a mostrar que é possível trazer MICE para o Faial com um evento com 200 pessoas”.

O evento conta com a presença de mais de 40 agências da rede e cerca de 200 participantes, reunindo companhias aéreas, operadores turísticos e outros serviços turísticos.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img