Domingo, Junho 23, 2024
Domingo, Junho 23, 2024

SIGA-NOS:

Bleisure, personalização de viagens, ecoturismo: Estas são as 5 tendências que vão marcar as viagens em 2023

A TripWonder, plataforma online que quer promover uma nova forma de viajar, destacou as cinco principais tendências que vão agitar o mercado das viagens em 2023.

Uma das principais tendências no próximo ano será a personalização das viagens e a procura por preços atrativos. Cada vez mais, os viajantes procuram viagens e experiências não só à sua medida, como da sua carteira, sendo que, muitas vezes, até estão dispostos a pagar um valor mais alto, se valer mesmo a pena, destaca a TripWonder.

O CEO Neo Ong, e outro dos fundadores da plataforma, Domingos Silva, afirmam que sentem frustração quando pesquisam por dicas online sobre o que fazer nos destinos para onde querem viajar e por experiências personalizadas e autênticas. “A verdade é que a maioria dos sites não apresenta grande distinção ao nível da informação, contando até com as chamadas tourism traps”, sublinha Neo Ong.

Em 2023, outra das tendências será o crescimento do Bleisure (tipo de turismo onde as viagens de negócios se estendem para experiências de lazer ), e dos nómadas digitais. O número de nómadas digitais continua a aumentar e o Bleisure é uma prática cada vez mais recorrente e muito apreciada por inúmeras empresas, que vêm nesta tendência uma oportunidade de valorizarem os seus colaboradores.

Portanto, o próximo ano, de acordo com a TripWonder, ficará marcado por mais turistas híbridos que procuram experiências que possam aliar o lazer à vida profissional.

Aproveitar a vida e esquecer os problemas do dia a dia parece ser o lema para os turistas em 2023. Depois de dois anos de pandemia e com um contexto socioeconómico complexo em que muita gente se viu impedida de viajar, tudo aponta para que 2023 seja o ano da libertação.

De acordo com a plataforma online, as viagens passarão a ser encaradas cada vez mais como um escape à realidade diária e uma forma de criar memórias mais felizes, abraçando a nostalgia e relembrando momentos mais positivos. Enquanto alguns viajantes procurarão, por exemplo, reviver o romantismo de uma era pré-digital, outros optarão por procurar experiências que evoquem memórias emotivas de momentos passados.

Além disso, em 2023, os viajantes vão desejar sair da zona de conforto e embarcar em experiências culturais imersivas. “Os turistas querem viver um verdadeiro choque cultural e procurarão experiências imersivas que os levem a destinos menos turísticos e com uma cultura totalmente diferente da sua ou, por outro lado, que lhes permita explorar locais menos conhecidos nas cidades e fugir das atrações mais turísticas”, destaca a TripWonder.

O ecoturismo e o turismo espiritual serão os mais procurados. O Slow Travel e o ecoturismo são tendências que já vêm dos anos anteriores à pandemia e que continuarão a ganhar espaço em 2023, de acordo com a plataforma. As preocupações ecológicas e o respeito pelo meio ambiente estão cada vez mais na ordem do dia e são muitos os turistas que já não abdicam destes princípios na hora de marcar a sua viagem.

Por outro lado, o turismo espiritual será a tendência do próximo ano. A necessidade de manter uma mente e um corpo sãos está a levar muitos viajantes a procurar experiências espirituais imersivas e, por vezes, pouco convencionais. As viagens de “mindfulness” e meditação e a procura por retiros espirituais estão, sem dúvida, a ganhar peso no panorama internacional.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img