A Booking.com anunciou na passada segunda-feira, dia 15, o lançamento do selo Travel Sustainable, cujo objetivo é fornecer informações relevantes aos viajantes que pretendam fazer escolhas de viagens mais sustentáveis.
O selo está disponível para qualquer tipo de propriedade que tenha implementado um conjunto mínimo de práticas sustentáveis que atendam ao limite de impacto necessário para o seu destino, podendo ser aplicado a vários tipos de alojamento, desde apartamentos, pousadas e casas de férias a hotéis, resorts e até casas na árvore.
A ambição da empresa, juntamente com a Travalyst Coalition, da qual o Booking.com é um parceiro fundador, é criar “uma medida universal e transparente para informações sobre propriedades sustentáveis em toda a indústria”, refere o comunicado. Como tal, esta primeira versão do selo “aproveita o primeiro conjunto de atributos validado pelo Travalyst Independent Advisory Group. O selo foca-se nas práticas que são mais relevantes para uma ampla gama de tipos de propriedades, bem como seu potencial de alto impacto, seja um apartamento em Amesterdão, uma casa de família na Índia ou um resort ao longo da Gold Coast na Austrália”.
Com base em padrões de sustentabilidade já em vigor,a Booking.com colaborou com especialistas do setor, para identificar um conjunto de práticas mais impactantes para uma propriedade tendo em conta cinco áreas principais: resíduos, energia e gases de efeito estufa, água, apoio às comunidades locais e proteção da natureza. Esta estrutura básica é atualmente dividida em 32 medidas ou práticas de sustentabilidade específicas que as propriedades podem implementar, desde a eliminação de produtos de higiene pessoal de plástico de uso único, a funcionar com fontes de energia 100% renováveis ou investir uma certa percentagem dos lucros na comunidade local e em projetos de conservação.
“Embora o objetivo tenha sido criar um modelo universal, operar de forma sustentável significa coisas diferentes em mercados diferentes. Por exemplo, medidas de redução de água numa área propensa a secas ou opções de fontes de energia renovável em um país onde isso ainda não está amplamente disponível são consideradas mais impactantes”, refere a Booking.com.
Informações mais detalhadas sobre como propriedades individuais em todo o mundo conseguiram o emblema estão disponíveis nesta seção atualizada do Travel Sustainable Handbook no Booking.com Partner Hub.
As propriedades que atendem ao limite exigido de impacto estão a receber a primeira versão do selo Travel Sustainable, incluindo aquelas que já possuem certificações ambientais, por exemplo, aprovadas pelo Global Sustainable Tourism Council (GSTC), Green Tourism e União Europeia. As informações mais detalhadas sobre como propriedades individuais em todo o mundo conseguiram o selo estão disponíveis aqui.
“Construir uma indústria de viagens verdadeiramente sustentável exigirá tempo, coordenação e esforço concentrado, mas o progresso é possível através da inovação contínua, apoio de parceiros e colaboração da indústria”, afirma Marianne Gybels, diretora de Sustentabilidade da Booking.com. “Além de incentivar as propriedades a esforçarem-se para alcançar o selo, acreditamos que é importante demonstrar que existe um espectro para a sustentabilidade e que há valor em mostrar o número crescente de propriedades que estão em vários estágios nas suas jornadas individuais de sustentabilidade. Exibir as práticas que eles implementaram torna mais fácil para todos fazerem uma escolha mais informada e, com sorte, mais sustentável para sua próxima viagem, não importa aonde queiram ir. Assim, também inspirando ainda mais os nossos parceiros a dar o próximo passo para operar de forma mais sustentável”, conclui.