O Brasil espera receber cerca de 53 milhões de pessoas no Carnaval e faturar mais de 12 mil milhões de reais (2 mil milhões de euros) com as festividades, de acordo com dados divulgados pelo Ministério do Turismo do país.
O Ministério do Turismo do Brasil acredita que o Carnaval de 2025 pode ser o mais lucrativo desde 2015, com crescimento de 2,1% face ao ano anterior, segundo um levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
O Carnaval no Brasil deverá receber 53 milhões de pessoas em eventos realizados em todo país, o que representa uma subida de cerca de 8% face a 2024, indica a estimativa, que inclui informações recolhidas junto a algumas secretarias regionais de Turismo.
As festividades no Rio de Janeiro devem atrair oito milhões de pessoas entre visitantes e moradores. Prevê-se uma movimentação económica de aproximadamente 5,5 mil milhões de reais (907 milhões de euros) no Carnaval, de acordo com dados da Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro (RioTur).
Na Baía, o Carnaval deve atrair 3,5 milhões de visitantes, gerando uma receita estimada em 7 mil milhões de reais (1,1 milhões de euros). São esperados cerca de 850 mil turistas nos circuitos tradicionais em Salvador, capital regional da Baía. O turismo no feriado de Carnaval pode movimentar 1,8 mil milhões de reais (181 milhões de euros), mais 63% face a 2024, segundo as autoridades locais.
Já em São Paulo, é esperada uma movimentação de 4,5 milhões de foliões, que devem gerar um acréscimo em receitas de 6,4 mil milhões de reais (mil milhões de euros) durante o Carnaval, indica o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET) da Secretaria regional de Turismo.
No estado de Pernambuco, as autoridades locais esperam superar em 10% o número de visitantes do ano passado, quando 2,3 milhões de turistas participaram nas festividades.
Em Minas Gerais, o Governo regional projetou um crescimento de 10% no número de foliões face a 2024 (12 milhões de pessoas). Segundo dados divulgados pela Secretaria de Cultura de Minas Gerais, o Carnaval pode movimentar mais de 3 mil milhões (494 milhões de euros) na economia local.