Terça-feira, Novembro 11, 2025
Terça-feira, Novembro 11, 2025

SIGA-NOS:

Brasil melhora perceção de segurança para turistas em 2023

-PUB-spot_img

A percepção de segurança no Brasil como destino turístico melhorou substancialmente nos últimos meses, apresentando pontuações muito altas. Esta é a principal conclusão de estudo sobre a percepção de segurança que os turistas têm ao visitar o país, realizado pela Mabrian, em conjunto com a agência brasileira de promoção turística internacional.

Segundo a análise os turistas estrangeiros sentem-se mais seguros do que em períodos anteriores, atingindo uma classificação no índice de “percepção de segurança” de 96,7 em 100 .

O Índice de Percepção de Segurança (SPI) próprio da Mabrian mede o nível de confiança demonstrado pelos visitantes e potenciais visitantes em relação a um destino turístico através de técnicas de escuta ativa em redes sociais baseadas em tecnologia Big Data e Inteligência Artificial.

Como parte deste estudo foram analisadas mais de 750 mil menções turísticas espontâneas nas redes sociais de maio a julho de 2023, olhando tanto para o destino Brasil quanto para outros destinos latino-americanos como Colômbia, Equador e Peru .

Evolução da Percepção de Segurança no Brasil, final do verão de 2023


Segundo a consultora, importa ressaltar que todos os destinos analisados ​​começaram com um nível de percepção de segurança semelhante no início de maio, sendo o Brasil o destino que “mais evoluiu positivamente até julho, marcando uma diferença ascendente com os demais destinos no final de julho.” Dessa forma, o Brasil tem demonstrado crescimento consistente na percepção de segurança, atingindo máxima de 96,7 pontos (em 100) no mês de julho. Entretanto, a Colômbia, o Equador e o Peru registaram flutuações durante esses meses e não atingiram o mesmo nível de confiança.

O estudo chegou ainda a outras conclusões, designadamente que, de modo geral, “a percepção de segurança no Brasil pelos turistas nacionais e turistas internacionais nos meses analisados ​​apresenta um nível excelente; a percepção doméstica da segurança do destino é quatro pontos superior à internacional; relativamente à perceção internacional, os visitantes provenientes tanto da Europa como da América Latina melhoraram a sua perceção desde maio, embora se destaque a evolução do mercado dos Estados Unidos, com um crescimento de 11 pontos no Índice de Perceção de Segurança”.

Em relação às áreas com melhor percepção de segurança no Brasil, entre as analisadas, a cidade de Recife lidera o ranking com índice de 95,05, seguida de Porto Alegre com 92,16. Por outro lado, cidades famosas como Rio de Janeiro e Salvador da Bahia apresentam valores mais baixos, 80,91 e 81,14 respectivamente. Segundo os analistas da Mabrian, esta diferença entre destinos costeiros e urbanos é “comum e deve-se à menor interação dos turistas de sol & praia e resort com as grandes cidades, onde possíveis incidentes de segurança são mais frequentes”.

Esses dados “apontam para um aspecto crucial para a reativação da atividade turística no Brasil, após a desaceleração causada pela pandemia. A sensação de segurança é o primeiro fator que os turistas têm em conta quando decidem visitar um destino e por isso é vital ter indicadores que permitam monitorizá-lo de forma segmentada. Esta inteligência é fundamental em campanhas diferenciadas por mercados onde a sensibilidade a estes aspectos pode ser maior”, conclui a Mabrian.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img