Sábado, Outubro 16, 2021
Sábado, Outubro 16, 2021

SIGA-NOS:

Call Tourism tem 10M€ para investir em projetos não tecnológicos

A Portugal Ventures, do Grupo Banco Português de Fomento, lança, em parceria com o Turismo de Portugal e o Nest – Centro de Inovação para o Turismo, a 4ª Edição da Call Tourism, com o objetivo de fomentar o empreendedorismo no setor do turismo, em especial, através do financiamento de projetos não tecnológicos.

Em 2021, esta é a segunda iniciativa lançada pela Portugal Ventures para o setor do Turismo com o intuito de financiar projetos (tem 10M€ disponíveis para investir) que tragam inovação para o setor e coloquem Portugal como um dos destinos mais competitivos do mundo no que concerne a oferta turística do país. Para assinalar o lançamento da 4ª edição da Call Tourism, a Portugal Ventures vai realizar esta quinta-feira, dia 30 de setembro, pelas 15h30, um debate com o tema “A Inovação no Turismo no pós-pandemia”, reproduzido no Canal de Youtube da Portugal Ventures como seguinte programa:

15h30: Abertura – Rita Marques – Secretária de Estado do Turismo;
15h40 > 16h00: Apresentação da Call Tourism – Pedro de Mello Breyner, Portugal Ventures; 16h00 > 16h30: Debate;

A moderação será realizada por Roberto Antunes, Nest e os oradores serão: Nuno Constantino (Hostels Hub), Teresa Paiva (Sleep & Nature), Pedro Mestre (Algarve Sun Boats), Rita Alves Machado (GHOTW). Nesta 4ª edição, são elegíveis projetos tecnológicos inovadores que apresentem soluções que permitam melhorar a eficiência das empresas do setor do turismo e da sua oferta de produtos e serviços.

O foco, contudo, desta edição está na procura de projetos não tecnológicos que apresentem conceitos inovadores e diferenciadores para a oferta turística do país, que contribuam para o enriquecimento da experiência do turista e o reforço da competitividade de Portugal como destino turístico.

Serão privilegiados os projetos que contribuam para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), apresentando soluções que promovam a desmaterialização de processos e serviços, reciclagem, reutilização e redução de resíduos, integração de energias limpas, eficiência energética, eficiência hídrica e mobilidade inteligente.

Entre os projetos não tecnológicos estão englobados projetos de Hotelaria e de Alojamento Turístico inovador, Atividades de Animação e Experiência Turística com exploração do Património Paisagístico e Cultural, Atividades de Aproveitamento dos Recursos Endógenos e Revitalização de Espaços de Interesse Cultural.

Exemplo da tipologia de projetos não tecnológicos que a Portugal Ventures procura com esta Call são os últimos e mais recentes investimentos na área do turismo: Algarve Sun Boats, Hostels Hub e Sleep & Nature.

A Algarve Sun Boats é a primeira empresa de turismo marítimo do Algarve a operar com uma frota 100% ecológica, sem emissões de carbono, em embarcações eletro-solares que permitem viagens confortáveis, silenciosas e, acima de tudo, amigas do ambiente.

A Hub Hostels é uma das maiores cadeias nacionais de Hostels e que está a desenvolver uma rede de diferentes unidades de alojamento, distribuídos na Península Ibérica. O Acktion Ericeira Hostel foi recentemente considerado um dos melhores hostels na Europa para nómadas digitais.

A Sleep&Nature que está a desenvolver um hotel de 4 estrelas localizado em Montemor-o-Novo, é o primeiro projeto em Portugal que alia o turismo e o wellness holístico, e tem como missão trabalhar as perturbações do sono, stress e retoma de equilíbrio.

A Call Tourism dá, assim, execução ao previsto no Plano Reativar o Turismo | Construir o Futuro, aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros no 76/2021, de 16 de junho, ao criar condições para o fomento do empreendedorismo e da inovação no setor.

Para Pedro de Mello Breyner, Membro do Conselho de Administração da Portugal Ventures, “Esta nova edição da Call Tourism vem dar resposta à necessidade de financiamento de projetos turísticos, especialmente os não tecnológicos, que terão agora oportunidade de serem incluídos no portefólio da Portugal Ventures e serem acompanhados na sua estratégia de crescimento e expansão dos seus negócios”.

-PUB-

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img