Quarta-feira, Novembro 19, 2025
Quarta-feira, Novembro 19, 2025

SIGA-NOS:

Câmaras municipais arrecadam 33M€ com taxa turística até junho

-PUB-spot_img

As câmaras municipais arrecadaram, no primeiro semestre do ano, 33 milhões de euros com a taxa turística, um aumento de 9% face ao mesmo período de 2023, conforme divulgado pelo Dinheiro Vivo, esta segunda-feira, dia 29.

Recorde-se que, até maio, o país recebeu 11 milhões de hóspedes (+5,3%) que foram responsáveis por 28 milhões de dormidas (+4,4%), aponta o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Além de Braga, Cascais, Coimbra, Faro, Lisboa, Mafra, Óbidos, Olhão, Porto, Santa Cruz (Madeira), Sintra, Vila Nova de Gaia, Vila Real de Santo António, Coimbra e Póvoa de Varzim, que já tributavam dormidas em 2023, este ano, juntaram-se ainda os municípios de Maia, Amarante e Portimão, elevando para 18 o número de autarquias a taxar as noites passadas em empreendimentos turísticos.

Até ao final do ano a lista vai crescer com a entrada de Viana do Castelo, Setúbal, Albufeira, Loulé e Funchal.

Lisboa arrecada 60% das receitas totais

Segundo o jornal digital, Lisboa é a região do país a receber mais hóspedes e dormidas e, consequentemente, ocupa a primeira posição do ranking nacional “com maior receita angariada com a taxa turística”.

Na primeira metade do ano, a autarquia, que tributa as dormidas desde 2016, arrecadou 19 milhões de euros, um aumento de 6% face a igual período de 2023. As receitas do município representam, desta forma, perto de 60% do total cobrado no mapa nacional. A maior fatia (54%) respeita aos empreendimentos turísticos, seguindo-se o Airbnb (27%) e o alojamento local (19%).

Além do alojamento turístico, a Câmara Municipal de Lisboa (CML) começou também a taxar, em abril, os passageiros dos navios de cruzeiros no valor de dois euros. Em três meses encaixou 53,5 mil euros com a taxa de chegada por via marítima (TCVM). As regras vão mudar já a partir de setembro, depois da Assembleia Municipal de Lisboa ter aprovado, a 19 de julho, a proposta para o aumento da taxa turística para quatro euros por noite.

-PUB-spot_img

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img