O Turismo de Cascais está a dar um passo inovador no setor de eventos com o lançamento da plataforma Awe&Some, apresentada na feira IMEX, que está a decorrer em Frankfurt, na Alemanha, entre 14 e 16 de maio. A iniciativa visa facilitar reservas e atrair eventos de médio e grande porte no segmento de Meetings Industry.
O município está presente na feira com uma ativação de marca, num stand imersivo próprio, ao lado do stand de Portugal. Quem o visitar será convidado a entrar num cubo gigante decorado com um QR Code, onde assistem a um filme 3D, que apresenta Cascais e o conceito do site. Depois de saírem do cubo, os visitantes podem explorar o website.
Segundo Bernardo Corrêa de Barros, presidente do Turismo de Cascais, a plataforma Awe&Some Cascais surge da necessidade de oferecer uma solução que vá além das limitações de um único espaço para eventos. “Achamos que não devemos estar condicionados ao tamanho de um único venue, quando o segredo é a mobilidade”, explica, em declarações ao TNews.
“Por exemplo, Las Vegas tem congressos para 150 mil pessoas e os congressistas gravitam de um hotel para o outro, que distam muito mais do que, por exemplo, do Centro de Congressos do Estoril para o Hotel Palácio do Estoril. Com isto, nasceu a ideia de agregar todos os parceiros do Turismo de Cascais numa única plataforma”, acrescenta.
Com o conceito de “multi-venues”, a plataforma totalmente digital reúne todos os parceiros do Turismo de Cascais, incluindo hotéis, PCO’s, DMC’s e empresas marítimo-turísticas, oferecendo sugestões de locais para eventos com base nas necessidades específicas dos organizadores. “Os interessados em realizar um evento em Cascais explicam à plataforma que tipo de congresso desejam, quantas pessoas são esperadas, e a plataforma oferece sugestões de multi-venues que podem receber esse evento”, explica.
Além disso, a plataforma apresenta a oferta da região dividida por Hubs – Adrenaline&Surprise, Coastline&All In, Education&Growth, Foodie&Luxury e Live&Eat Like a Local – com o objetivo de facilitar a escolha dos locais de acordo com preferências geográficas e logísticas.
“Nós temos alguns hubs pré-estabelecidos e temos o ‘Do it yourself’, que é completamente customizável”, explica Corrêa de Barros, destacando a mobilidade integrada proporcionada pela plataforma, que resolve questões de deslocação em poucos minutos. “Por exemplo, na Quinta da Marinha, utilizando os quatro hotéis e uma mobilidade integrada providenciada pela Câmara Municipal de Cascais, que inclui, por exemplo, um autocarro a hidrogénio, ou bicicletas e trotinetes elétricas, os quatro hotéis podem juntos receber um congresso de até 3700 pessoas em plateia.”
Em relação à possível questão da falta de alojamento, o presidente do Turismo de Cascais acredita que isso “é um bom problema para se ter, pois significa que a Quinta da Marinha estará cheia, Cascais estará cheia, o Estoril estará cheio”.
“No Estoril, ao juntarmos os vários equipamentos, o hotel Miragem, o hotel Palácio, o Centro de Congressos, o Casino Estoril, o Auditório da ESHTE, o Auditório da Boa Nova, conseguimos acomodar até 7400 pessoas em plateia, ou em auditório”.
O lançamento mundial da plataforma na IMEX representa o primeiro passo de uma estratégia de promoção que inclui presença em feiras internacionais e uma “forte presença online”. O presidente do Turismo de Cascais expressa expectativas ambiciosas em relação ao impacto da plataforma, prevendo que “todos os Convention Bureaus vão funcionar assim” no futuro.
“Estamos a ser inovadores a nível mundial. Estamos a contribuir para um posicionamento disruptivo, estamos a contribuir para um posicionamento que já estamos a seguir há algum tempo, em termos de Smart Cities e Smart Tourism, estamos a ser cada vez mais integrativos, estamos a articular cada vez mais”, conclui.
*A jornalista viajou para a IMEX a convite do Turismo de Cascais.