A Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH) manifestou “total e frontal discordância” com a opção da companhia de aviação SATA relativamente à venda de bilhetes nos Balcões da Rede Integrada de Apoio ao Cidadão (RIAC), noticiou a Lusa esta sexta-feira, dia 2.
Em comunicado, a Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo, com sede na ilha Terceira, refere que, depois do fecho de balcões da SATA em oito das nove ilhas do arquipélago dos Açores, a direção é confrontada “com a abertura de ‘55 novos balcões de venda de bilhetes SATA’”, referindo-se aos serviços RIAC.
A associação empresarial das ilhas Terceira, São Jorge e Graciosa considera que, perante a decisão, fica “cada vez mais difícil de entender onde se encontra a tão famigerada poupança”.
Na passada quarta-feira, em declarações à Antena 1/Açores, o presidente da SATA, Rui Coutinho, adiantou que os serviços das lojas da SATA, que encerraram naquele dia, vão ser transferidos para a RIAC, tendo o protocolo já sido assinado.
A CCAH refere na nota divulgada que “junta a sua voz aos argumentos técnicos apresentados pela Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT)” e considera que a medida representa “uma concorrência desleal ao setor privado”.
“Enquanto uma agência de viagens é obrigada a ter seguros elevados de responsabilidade civil e licenças com custos avultados, a SATA e a Secretaria Regional com a tutela da companhia, brincam às agências com o dinheiro público, não se importando com o prejuízo que isso causará aos agentes de viagens”, lê-se na nota.
A associação empresarial também reitera que “existe uma clara e permanente interferência da tutela na companhia, o que sempre foi desmentido pela mesma”.
A CCAH apela, assim, “ao imediato abandono da medida”, alegando que os Açores, para evoluírem, “precisam de menos e melhor Estado”.
Recorde-se que o Grupo SATA anunciou que as companhias aéreas SATA Air Açores e Azores Airlines passariam a concentrar, a partir do dia 1 de agosto, os seus serviços de atendimento ao cliente nos Açores, incluindo a venda de bilhetes, alterações de reservas e informações gerais, nos balcões de aeroporto e através do serviço de atendimento telefónico Contact Center.