Segunda-feira, Junho 17, 2024
Segunda-feira, Junho 17, 2024

SIGA-NOS:

Centro de Portugal alcança “melhor verão de sempre” com crescimento de 6,3% nas dormidas

O verão de 2023 tornou-se histórico para a atividade turística na região Centro de Portugal. De acordo com uma análise realizada pelo Observatório do Turismo Sustentável do Centro de Portugal, com base em dados preliminares do Instituto Nacional de Estatística (INE), as dormidas no território totalizaram 2,93 milhões nos meses de julho, agosto e setembro, o que representa um acréscimo de 175 mil dormidas em relação a 2022. Esses números evidenciam um aumento de 6,3%, superando consideravelmente a média nacional de crescimento da procura turística no país, que foi de 3,2% durante o verão.

Em termos absolutos, registaram-se 893,5 mil dormidas em julho no Centro de Portugal, um aumento de 4,4% em relação ao mesmo mês de 2022. Agosto contabilizou 1,2 milhões de dormidas, representando um aumento de 3,9%, enquanto setembro alcançou 846 mil dormidas, uma subida de 12,3%.

Segundo o Turismo Centro de Portugal, esse aumento foi impulsionado, em grande parte, pelo “aumento do número de visitantes estrangeiros”. Durante o período de julho a setembro, a procura da região por parte de estrangeiros cresceu 13,4%, passando de 1,13 milhões para 1,29 milhões de dormidas. Em comparação, a procura por parte de residentes em Portugal aumentou 1,4%, passando de 1,62 milhões para 1,64 milhões.

Se considerarmos todo o ano de 2023 até setembro, a procura turística pelo Centro de Portugal cresceu 11,8% em relação a 2022. “Mais uma vez, o crescimento é mais notório entre os visitantes estrangeiros (23,0%)”, revela o comunicado.

“Os números hoje revelados pelo Observatório do Turismo Sustentável do Centro de Portugal demonstram que o Centro de Portugal reforçou a sua notoriedade a nível internacional em 2023. Este ano, mais 23 por cento de visitantes estrangeiros escolheu visitar o Centro de Portugal, o que representa uma extraordinária subida, muito promissora para todos aqueles que investem na atividade turística na região”, destaca Raul Almeida, presidente da Turismo Centro de Portugal.

“Se aos estrangeiros somarmos os visitantes nacionais, que continuam a privilegiar este território, reunimos todos os ingredientes para um futuro risonho, a nível turístico, para a região. Estão de parabéns os empresários, as autarquias e todas as associações do setor do turismo, pelo trabalho incansável na melhoria da qualidade de oferta. É um esforço de todos, que está a dar frutos”, acrescenta Raul Almeida.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img