Jerez de los Caballeros, conhecida como a cidade templária e um importante destino de turismo religioso, apresentou-se esta quarta-feira, 19 de março, em Lisboa, com o objetivo de se promover e atrair mais visitantes portugueses. Situado na província de Badajoz, a cerca de 2h30 da capital portuguesa, “Jerez é um destino que respira história, cultura, gastronomia e Semana Santa”, afirma Fernando Valmaseda, diretor da RV Edipress, agência responsável pela comunicação do destino.
Jerez de los Caballeros mantém um forte vínculo à Ordem dos Templários, com vestígios medievais que transportam os visitantes para o passado. Entre os locais imperdíveis estão a Alcazaba, o Parque de Santa Lucía e as suas emblemáticas torres. As muralhas da cidade contam histórias de civilizações passadas, criando um cenário envolvente para passeios culturais.
Outro dos grandes atrativos é a Semana Santa, classificada como Festa de Interesse Turístico Nacional, e que o município pretende elevar a reconhecimento internacional. Segundo Estela Guzman, vereadora da Semana Santa, esta é uma experiência “única e especial”. A celebração, que decorrerá entre 13 a 20 de abril, envolve toda a comunidade, com nove confrarias ativamente envolvidas.
Durante a apresentação, Fernando Valmaseda destacou a importância de explorar Jerez de los Caballeros sem pressa. “É preciso ir devagar, é preciso ir com calma, é preciso descobrir”, sublinhou, realçando o charme dos recantos históricos e a forte herança templária do município.

Turismo pet friendly e oferta hoteleira diversificada
Jerez de los Caballeros aposta também no turismo pet friendly, oferecendo diversas opções de alojamento, restaurantes e museus que aceitam animais de estimação. A cidade dispõe de hotéis de três e duas estrelas, hostels, apartamentos turísticos e casas rurais. “Temos alojamentos pet friendly para que os turistas possam viajar com os seus animais de estimação e encontrar uma cidade acolhedora tanto para os visitantes como para os animais”, afirmou Raúl Gordillo Barroso, presidente da Câmara Municipal.
Além disso, Jerez conta com um parque de caravanas gratuito, equipado com água e eletricidade, e um novo hotel de quatro estrelas em construção. No centro histórico, há também “modernos apartamentos em regime de alojamento local”.
Um destino ideal para os turistas portugueses
A proximidade com Portugal e os laços históricos entre os dois países tornam Jerez um destino particularmente atrativo para os turistas portugueses. “O turista português é muito importante para nós”, afirmou o presidente da Câmara, recordando a influência portuguesa na reconstrução da Torre de São Bartolomeu após o terramoto de Lisboa de 1755.
Os principais turistas que visitam atualmente Jerez de los Caballeros são espanhóis e portugueses. Apesar de ainda não haver dados oficiais sobre o número de visitantes vindos de Portugal, a autarquia está a trabalhar na recolha dessa informação através da monitorização da cobertura de telemóvel.
Além do património histórico, Jerez de los Caballeros é um destino gastronómico de excelência. “O melhor presunto ibérico de bolota do mundo é criado nos prados da Extremadura, nos prados de Jerez de los Caballeros”, destacou Raúl Gordillo Barroso, referindo-se ao famoso presunto Joselito.
Nos arredores, os visitantes podem explorar outras localidades de interesse, como Fregenal de la Sierra, Burguillos del Cerro e Olivenza, esta última com uma forte ligação a Portugal. Para os amantes da natureza, existem grutas em Fuentes de León e uma nova praia fluvial em Brobales, atualmente em fase de preparação.
Eventos e melhor época para visitar

Ao longo do ano, Jerez de los Caballeros promove várias festividades de interesse turístico. Em abril, realiza-se a Romaria em honra de Nossa Senhora de Aguasantas; em maio, o Salão do Presunto Ibérico e da Dehesa, dedicado à gastronomia local. No verão, o Festival Templário, de 10 a 13 de julho, transporta os visitantes à época medieval, enquanto em agosto decorrem as festas patronais em honra de São Bartolomeu.
Embora o verão seja quente, o município oferece alternativas como piscinas e eventos noturnos. Ainda assim, o presidente da Câmara aconselha que a melhor altura para visitar Jerez de los Caballeros seja na primavera e outono, quando o clima é mais ameno e a cidade pode ser apreciada em toda a sua plenitude.