A Civitatis está a registar um primeiro semestre “positivo”, com mais de 45 mil agências de viagens, das quais cerca de três mil são portuguesas. À margem do primeiro evento da empresa no Porto, Verónica de Iscar, diretora de Vendas B2B, revelou que a Civitatis prevê crescer 40% em 2025, sublinhando como principal desafio a necessidade de “mudar a mentalidade das agências”.
A Civitatis, plataforma de distribuição online de atividades, excursões e visitas guiadas em todo o mundo, realizou o seu primeiro evento no distrito do Porto esta terça-feira, 1 de julho, com um passeio de barco pelo rio Douro que reuniu cerca de 75 pessoas, incluindo 30 diferentes agências de viagens e parceiros.

Em entrevista ao TNews, Verónica de Iscar começou por fazer um balanço “positivo” do primeiro semestre de 2025, adiantando que a Civitatis está “a crescer mais rápido do que a média do setor”.
“Além disso, temos mais agências registadas — mais de 45.000 — e a verdade é que quem trabalha connosco está a comprar mais, por isso estamos num processo de crescimento. Portugal é um mercado que tem melhorado muito nos últimos meses, principalmente pela presença que temos aqui com a account manager [Quélia Peixoto], mas também porque estamos a discutir novas parcerias e a dar acompanhamento e formação”, explicou a responsável, indicando que a empresa conta com “cerca de 2.800-3.000 agências em Portugal”.
Até ao momento, a Civitatis está a registar um crescimento de 46% em termos de número de agências registadas na plataforma, segundo Verónica de Iscar. “A nível empresarial, este ano planeamos crescer cerca de 40%, por isso está em linha com aquilo que esperamos”, acrescentou.
Principais produtos, estratégias e mercados da Civitatis
Questionada sobre as experiências e atividades mais reservadas na plataforma, Verónica de Iscar destacou “os produtos que são muito [característicos] da Civitatis, como a visita guiada ao Vaticano, os passeios de um dia, o passeio de barco no Sena e a excursão Contrastes de Nova Iorque”.
No entanto, “talvez o mais impressionante é que vendemos muitos transfers através de agências de viagens”, disse a diretora de Vendas B2B, que revelou que “o transfer para Paris é o nosso principal produto”.
Atualmente, Itália, Espanha e México são os mercados mais fortes da Civitatis, ainda que a Argentina e o Brasil também estejam “a crescer muito”, de acordo com a responsável.
“Temos diferentes níveis de maturidade nos nossos mercados. Em Espanha e Itália já temos toda a base de dados das agências, por isso, atualmente, estamos numa fase de otimizar estas agências, de ver como podemos vender-lhes mais e, claro, realizar eventos, formações e webinars”, disse, considerando que estes últimos “são essenciais para as agências aprenderem mais sobre as nossas novidades, mas também para conhecermos melhor o mercado”.
Verónica de Iscar sublinhou ainda que, “este ano, há desafios com a situação geopolítica, a inflação, [as tarifas dos] Estados Unidos, por isso é sempre bom estar em contacto com as agências e perceber quais são os problemas que enfrentam diariamente”.
Para atrair cada vez mais novas agências de viagens, a Civitatis procura “continuar a estabelecer alianças com grupos e agências maiores, o que é algo que nos ajuda sempre a escalar”.
Além disto, a empresa aposta na realização de eventos e visitas para agentes, bem como diferentes campanhas, “incluindo a [aposta na] visibilidade nos media para as agências que possam não conhecer a Civitatis ou não utilizar a nossa plataforma”, afirmou. “É o facto de experimentarem a nossa plataforma e verem que acrescentamos um valor que talvez não tivessem considerado até agora”.

Apostas e desafios no mercado português
Verónica de Iscar frisou a “relação cordial” da Civitatis com o mercado português, acreditando que “é muito importante trabalhar de mãos dadas com as agências”.
“Muitas das melhorias que surgem na nossa plataforma são graças ao feedback que recebemos. Para mim, é o facto de continuarmos a trabalhar em conjunto e sermos realmente vistos como uma plataforma ou ferramenta que podem utilizar no seu dia a dia”, acrescentou.
No entanto, confessou que “o principal desafio é mudar a mentalidade das agências de viagens”, tendo como objetivo para 2025 “fazer com que as empresas conheçam melhor a Civitatis” em Portugal.
“As agências já começaram a aceitar-nos e precisamos de conseguir uma mudança de paradigma. Estavam habituadas a comprar pacotes e agora temos de as ajudar a personalizar. Já não se trata de organizar um voo e um hotel e oferecer excursões adicionais, mas sim que a viagem esteja centrada no que será feito no destino. Há agências que já começaram a mudar esse comportamento, mas há outras que ainda não”, afirmou.
Neste sentido, a empresa visa “educar e ajudar [as agências] a ver o valor que isto tem para os seus clientes, que é aquilo que se vão lembrar dos destinos quando regressarem da viagem”.


Perspetivas futuras
De olhos postos no futuro, Verónica de Iscar indicou que, em 2025, a Civitatis vai “continuar a crescer e até acelerar, uma vez que iniciámos colaborações que vamos ativar”.
A empresa continuará também “focada em melhorar os nossos produtos, incorporando mais serviços para os clientes portugueses — talvez em Cabo Verde, Tunísia ou Albânia, destinos que são mais populares em Portugal atualmente — e, claro, reforçando a nossa tecnologia”, disse a diretora de Vendas B2B.
“Somos uma plataforma tecnológica com API própria que conta com muitos colaboradores integrados. Em Portugal, vamos fazer todos os possíveis para escalar a colaboração de forma eficiente”, acrescentou.
Questionada sobre a meta de número de agências para 2025, a responsável respondeu que “o objetivo é conseguir o máximo de agências, é 100%”.
Para Verónica de Iscar, “um dos principais sucessos da Civitatis é que sempre pensámos em grande. Quando comecei na empresa em 2018, lançámos a plataforma e no primeiro mês tínhamos 200 agências. Neste momento, temos 45.000 registadas, por isso não há limites”.





