Domingo, Novembro 9, 2025
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Civitatis: “O principal desafio é mudar a mentalidade das agências de viagens”

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A Civitatis está a registar um primeiro semestre “positivo”, com mais de 45 mil agências de viagens, das quais cerca de três mil são portuguesas. À margem do primeiro evento da empresa no Porto, Verónica de Iscar, diretora de Vendas B2B, revelou que a Civitatis prevê crescer 40% em 2025, sublinhando como principal desafio a necessidade de “mudar a mentalidade das agências”.

A Civitatis, plataforma de distribuição online de atividades, excursões e visitas guiadas em todo o mundo, realizou o seu primeiro evento no distrito do Porto esta terça-feira, 1 de julho, com um passeio de barco pelo rio Douro que reuniu cerca de 75 pessoas, incluindo 30 diferentes agências de viagens e parceiros.

O primeiro evento da Civitatis no distrito do Porto decorreu esta terça-feira, 1 de julho, com um passeio de barco pelo rio Douro para agências de viagens.

Em entrevista ao TNews, Verónica de Iscar começou por fazer um balanço “positivo” do primeiro semestre de 2025, adiantando que a Civitatis está “a crescer mais rápido do que a média do setor”.

“Além disso, temos mais agências registadas — mais de 45.000 — e a verdade é que quem trabalha connosco está a comprar mais, por isso estamos num processo de crescimento. Portugal é um mercado que tem melhorado muito nos últimos meses, principalmente pela presença que temos aqui com a account manager [Quélia Peixoto], mas também porque estamos a discutir novas parcerias e a dar acompanhamento e formação”, explicou a responsável, indicando que a empresa conta com “cerca de 2.800-3.000 agências em Portugal”.

Até ao momento, a Civitatis está a registar um crescimento de 46% em termos de número de agências registadas na plataforma, segundo Verónica de Iscar. “A nível empresarial, este ano planeamos crescer cerca de 40%, por isso está em linha com aquilo que esperamos”, acrescentou.

Principais produtos, estratégias e mercados da Civitatis

Questionada sobre as experiências e atividades mais reservadas na plataforma, Verónica de Iscar destacou “os produtos que são muito [característicos] da Civitatis, como a visita guiada ao Vaticano, os passeios de um dia, o passeio de barco no Sena e a excursão Contrastes de Nova Iorque”. 

No entanto, “talvez o mais impressionante é que vendemos muitos transfers através de agências de viagens”, disse a diretora de Vendas B2B, que revelou que “o transfer para Paris é o nosso principal produto”.

Atualmente, Itália, Espanha e México são os mercados mais fortes da Civitatis, ainda que a Argentina e o Brasil também estejam “a crescer muito”, de acordo com a responsável.

“Temos diferentes níveis de maturidade nos nossos mercados. Em Espanha e Itália já temos toda a base de dados das agências, por isso, atualmente, estamos numa fase de otimizar estas agências, de ver como podemos vender-lhes mais e, claro, realizar eventos, formações e webinars”, disse, considerando que estes últimos “são essenciais para as agências aprenderem mais sobre as nossas novidades, mas também para conhecermos melhor o mercado”.

Verónica de Iscar sublinhou ainda que, “este ano, há desafios com a situação geopolítica, a inflação, [as tarifas dos] Estados Unidos, por isso é sempre bom estar em contacto com as agências e perceber quais são os problemas que enfrentam diariamente”.

Para atrair cada vez mais novas agências de viagens, a Civitatis procura “continuar a estabelecer alianças com grupos e agências maiores, o que é algo que nos ajuda sempre a escalar”.

Além disto, a empresa aposta na realização de eventos e visitas para agentes, bem como diferentes campanhas, “incluindo a [aposta na] visibilidade nos media para as agências que possam não conhecer a Civitatis ou não utilizar a nossa plataforma”, afirmou. “É o facto de experimentarem a nossa plataforma e verem que acrescentamos um valor que talvez não tivessem considerado até agora”.

De esquerda para a direita: Bisila Strong, Quélia Peixoto e Verónica de Iscar.

Apostas e desafios no mercado português

Verónica de Iscar frisou a “relação cordial” da Civitatis com o mercado português, acreditando que “é muito importante trabalhar de mãos dadas com as agências”.

“Muitas das melhorias que surgem na nossa plataforma são graças ao feedback que recebemos. Para mim, é o facto de continuarmos a trabalhar em conjunto e sermos realmente vistos como uma plataforma ou ferramenta que podem utilizar no seu dia a dia”, acrescentou.

No entanto, confessou que “o principal desafio é mudar a mentalidade das agências de viagens”, tendo como objetivo para 2025 “fazer com que as empresas conheçam melhor a Civitatis” em Portugal.

“As agências já começaram a aceitar-nos e precisamos de conseguir uma mudança de paradigma. Estavam habituadas a comprar pacotes e agora temos de as ajudar a personalizar. Já não se trata de organizar um voo e um hotel e oferecer excursões adicionais, mas sim que a viagem esteja centrada no que será feito no destino. Há agências que já começaram a mudar esse comportamento, mas há outras que ainda não”, afirmou.

Neste sentido, a empresa visa “educar e ajudar [as agências] a ver o valor que isto tem para os seus clientes, que é aquilo que se vão lembrar dos destinos quando regressarem da viagem”.

Perspetivas futuras

De olhos postos no futuro, Verónica de Iscar indicou que, em 2025, a Civitatis vai “continuar a crescer e até acelerar, uma vez que iniciámos colaborações que vamos ativar”.

A empresa continuará também “focada em melhorar os nossos produtos, incorporando mais serviços para os clientes portugueses  — talvez em Cabo Verde, Tunísia ou Albânia, destinos que são mais populares em Portugal atualmente — e, claro, reforçando a nossa tecnologia”, disse a diretora de Vendas B2B.

“Somos uma plataforma tecnológica com API própria que conta com muitos colaboradores integrados. Em Portugal, vamos fazer todos os possíveis para escalar a colaboração de forma eficiente”, acrescentou.

Questionada sobre a meta de número de agências para 2025, a responsável respondeu que “o objetivo é conseguir o máximo de agências, é 100%”. 

Para Verónica de Iscar, “um dos principais sucessos da Civitatis é que sempre pensámos em grande. Quando comecei na empresa em 2018, lançámos a plataforma e no primeiro mês tínhamos 200 agências. Neste momento, temos 45.000 registadas, por isso não há limites”.

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