Com uma oferta de 64 mil lugares de avião no mercado português, a W2M, que detém os operadores Newblue e Icárion, já tem 70% da sua operação vendida, o que para Duarte Correia, country manager do grupo, é um indicador “muito positivo ”, tendo em conta que, “no ano passado por esta altura,e com muito menos voos, estávamos a 50%”.
A Newblue já iniciou as operações para as Caraíbas , este ano com uma novidade: as ligações à partida de Lisboa serão realizadas com o A350-900, com 432 lugares. O voo inaugural aconteceu no passado dia 30 de abril. Aos jornalistas que participaram na viagem inaugural, Duarte Correia apresentou a operação para este ano.
Assim, de Lisboa, a operação para as Caraíbas da Newblue conta com três ligações – Punta Cana, Cancun e Varadero – sendo que o operador acrescentou um segundo voo entre Lisboa e Punta Cana de 6 de junho a 26 de setembro, devido ao aumento da procura.
A operação entre Lisboa e Varadero, Cuba, inicia-se a 3 de junho e prolonga-se até 23 de outubro, com partidas aos sábados. Por sua vez, os charters entre Lisboa e Cancun, México, começaram a 2 de abril e terminam a 29 de outubro, realizando-se ao domingo.
Refira-se que, nesta operação para as Caraíbas à partida de Lisboa, o operador turístico Soltour tem 40 lugares.
Quanto ao Porto, este ano a operação da Newblue é realizada nos voos da companhia da concorrência, a Iberojet, em parceria com a Jolidey e a Soltour. Duarte Correia alerta para o facto de, neste caso, a proposta de valor ao cliente não ser a mesma do que em Lisboa. “Não conseguimos dar a proposta de valor que damos ao cliente da Caraíbas, ou seja, o fast track, o priority boarding e priority check-in”.
Com mais de 41 mil lugares de avião para os três destinos (Punta Cana, Cancun e Varadero), Duarte Correia espera, “no mínimo, manter a quota de mercado de 50% para as Caraíbas”, mas considera ser possível ultrapassar esse valor. “O nosso guia é o cliente, ele é que tem dizer qual é a nossa quota de mercado”.
Quanto a outros destinos, como já anunciado, a Newblue vai partilhar operações com a Soltour para as ilhas espanholas, Saïdia, Cabo Verde e Albânia.
Sendo um produto de charter novo no mercado, a Albânia tem “sido um produto de eleição”, destaca Duarte Correia, avançando que a operação está praticamente vendida.
“A Albânia foi o grande desafio deste ano. Não fazia a mínima ideia como ia vender este destino”, afirma. O responsável explica que a venda deste destino surge no seguimento da abertura de hotéis das cadeias espanholas naquele país, nomeadamente a Iberostar, que vai abrir em 2024, e Meliá. que vai abrir em 2023.
“A verdade é que o voo do Porto foi o primeiro a encher sem qualquer promoção. É o produto de eleição que, do nada, está a despertar muito interesse entre os portugueses. É um destino de praia que oferece algumas alternativas culturais. E temos o exclusivo para o Hotel Meliá”.