Esta terça-feira, a Comissão Europeia bloqueou oficialmente a aquisição do grupo Etraveli pela Booking Holdings. O setor hoteleiro europeu recebeu com satisfação esta decisão, que reconhece o impacto negativo da fusão em várias partes do ecossistema turístico, incluindo o setor de alojamento.
A HOTREC, que representa o setor hoteleiro na Europa, considera esta decisão um passo importante para conter o poder de uma das maiores e mais influentes plataformas online, “que afeta as operações diárias de dezenas de milhares de Pequenas e Médias Empresas (PME) no setor hoteleiro”. Caso a fusão fosse aprovada, a Booking poderia realizar vendas cruzadas dos seus diversos serviços e fortalecer ainda mais a sua posição dominante no mercado hoteleiro. De acordo com o estudo de distribuição da HOTREC, a quota de mercado da Booking no mercado de alojamento hoteleiro aumentou consideravelmente de 60% em 2013 para 71% em 2021.
“Há muito tempo que a HOTREC tem vindo a alertar para o poder de mercado da Booking e o seu impacto nos hoteleiros europeus. A decisão de hoje da Comissão Europeia leva em consideração essas preocupações e só pode ser aplaudida. A HOTREC continuará a monitorizar de perto e reagirá com firmeza a quaisquer decisões comerciais que tenham um impacto negativo nas PME hoteleiras”, afirma Marie Audren, diretora geral da HOTREC.
“Os hoteleiros europeus enfrentam diariamente práticas desleais por parte das poderosas agências de viagens online (OTA)”, sustenta a HOTREC. Por exemplo, o estudo de distribuição da HOTREC revela que mais de metade dos hoteleiros (55%) “sentem-se pressionados pelas OTAs a aceitar termos e condições das plataformas (por exemplo, políticas de cancelamento, descontos especiais) que os hotéis, de outra forma, não ofereceriam voluntariamente.”
Embora a decisão, que foi tomada esta terça-feira, seja crucial em termos de aplicação da legislação de concorrência, a HOTREC também reconhece avanços legislativos significativos com a implementação da Lei dos Mercados Digitais (DMA). “Esta lei representa um marco importante para o setor hoteleiro, uma vez que proíbe cláusulas de paridade de preços, que impedem os hoteleiros de oferecer preços melhores nos seus próprios canais do que na plataforma”, explica a associação. Além disso, proporcionará aos utilizadores profissionais um melhor acesso aos dados gerados pelas suas listagens.
Em julho de 2023, a Booking declarou que ainda não se qualifica como gatekeeper ao abrigo da DMA. A HOTREC tomou nota desta decisão e está a acompanhar de perto a fase de implementação da DMA e as práticas das OTAs em relação aos seus utilizadores profissionais.