Sábado, Dezembro 7, 2024
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Como os hotéis independentes podem tirar partido da decisão de paridade de preços da UE

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“É importante que os hotéis possam proporcionar o mesmo nível de experiência de reserva que os hóspedes encontram numa OTA”

Maria Gouveia

A recente comunicação da Booking de suspender a regra que impedia os hotéis de oferecer preços mais baixos nos seus próprios websites do que na plataforma será um alívio significativo para os hotéis independentes em Portugal.

No passado, os hotéis independentes tendiam a depender excessivamente dos agentes de viagens online (OTAs) para as reservas. Afinal, estas plataformas tratam da publicidade, das reservas e da jornada digital do hóspede, tornando-se uma escolha conveniente para muitos pequenos alojamentos que podem não ter uma equipa para gerir estas tarefas de forma independente. No entanto, essa conveniência tem um custo: comissões significativas que reduzem os lucros!

Embora os gigantes das OTAs, como a Booking, ainda sejam cruciais para aumentar a visibilidade e atrair viajantes globais, os hoteleiros independentes têm muito a ganhar ao explorar estratégias complementares para competir com as OTAs por reservas. Eis como os hotéis podem capitalizar esta nova liberdade e aumentar as receitas diretas:

Uma presença online cuidada pode aumentar reservas diretas sem comissão

É importante que os hotéis possam proporcionar o mesmo nível de experiência de reserva que os hóspedes encontram numa OTA. De acordo com a Skift, apenas 64% dos hotéis globalmente possuem um motor de reservas, sendo os outros 36% incapazes de captar reservas diretas online.

Os hotéis que desejam diminuir a dependência das OTAs e conseguir mais reservas precisam ter as ferramentas adequadas. Um website otimizado e um motor de reservas integrado, sem comissões, com imagens com boa resolução e descrições adequadas, podem tornar o alojamento muito mais apelativo. Além disso, oferecer disponibilidade em tempo real, processamento de pagamentos seguros e confirmações instantâneas pode ser um fator decisivo para converter visitantes em hóspedes.

Os hotéis também podem aproveitar uma variedade de ferramentas, como a funcionalidade de verificação de preços que permite comparar os preços de reservas diretas com os das OTAs, e oferecer códigos de desconto para reservas diretas de forma a aumentar a conversão.

Acesso aos dados dos hóspedes pode melhorar o ROI de Marketing

Quando os hóspedes reservam diretamente, os hotéis obtêm dados diretamente antes da estadia. Isto não só permite melhorar a experiência do hóspede com uma comunicação personalizada, mas também oferece aos hoteleiros a oportunidade de otimizar os seus esforços de marketing, focando os recursos disponíveis em segmentos rentáveis.

A proibição da paridade de preços oferece a possibilidade de os hotéis aproveitarem a publicidade em motores de busca, como o Google Hotels, de forma eficaz. Agora, os hotéis podem competir diretamente com as OTAs, ao oferecer tarifas competitivas para reservas diretas e atrair um público mais amplo para o seu website. Além disso, estas plataformas geralmente operam num modelo de pagamento por clique, que muitas vezes é uma forma de publicidade mais rentável comparada às comissões das OTAs.

Estratégias de preços dinâmicos podem superar as reduções de preço das OTAs

As OTAs ajustam constantemente os seus preços para se manterem competitivas e atraírem mais reservas. Antes da mudança de política, as OTAs podiam até oferecer preços mais baixos do que os do website do hotel, reduzindo a sua própria comissão para garantir reservas de última hora.

Para realmente tirar partido da liberdade concedida pela nova política da Booking, os hotéis podem implementar ferramentas de preços dinâmicos semelhantes para garantir que as suas tarifas diretas sejam competitivas sem comprometer a sua rentabilidade. Ao oferecer preços competitivos, os hotéis podem captar mais reservas diretas através dos seus próprios websites, reduzindo a sua dependência das OTAs e das comissões associadas.

Por Maria Gouveia, Market Head da RoomRaccoon Portugal

Maria Gouveia é a Country Manager da RoomRaccoon Portugal. Com sede em Lisboa, juntou-se à empresa em setembro de 2018 e tem sido parte integrante do crescimento da empresa. Maria iniciou a sua carreira no jornalismo antes de abrir um hostel em Setúbal com a sua família. Aqui, ganhou uma visão única das operações diárias da indústria, bem como experiência em primeira mão com o sistema inovador da RoomRaccoon. Maria Gouveia aproveitou a oportunidade para se juntar à equipa da RoomRaccoon e está apaixonada por partilhar o sistema com hoteleiros independentes no mercado português.

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