A procura internacional está a crescer a um ritmo cada vez mais acelerado que a procura doméstica, havendo várias mudanças em relação aos últimos cinco anos, afirmou Frederico Costa, Senior Head of Industries – Travel, Tech B2B, Telecom, Finance da Google, no webinar “Inovação no Turismo – As novas tendências na forma como vamos viajar”, que decorreu na passada quarta-feira, dia 12, promovido pela Porto Business School.
Uma das mudanças observadas por Frederico Costa é a forma como os viajantes norte-americanos tentam conhecer e compreender melhor Portugal. “É importante referir que os EUA estão em quarto lugar no mercado de pesquisas para Portugal, apenas abaixo do Reino Unido, Espanha e França, mas muito à frente do Brasil, Holanda e Alemanha”.
Em segundo lugar, há uma série de outros mercados como a Austrália, o Canadá e a Itália, que estão novamente em ascensão.
“É claro que a situação na Ucrânia e os problemas relacionados com as alterações climáticas e o aumento do custo de vida também estão a ter impacto nas viagens. Penso que em Portugal, no que diz respeito às viagens internacionais, ainda somos muito competitivos porque existe a perceção de que somos um destino barato comparativamente aos outros países”, afirma o responsável da google.
Com base em números expostos no site NerdWallet, o preço das viagens está a aumentar acentuadamente: os voos estão 10% mais caros que em 2019, o alojamento está 15% mais caro face a 2019 e o aluguer está 54% mais caro comparativamente ao mesmo ano. No entanto, as viagens de negócios não recuperaram face a 2019.
“Mais uma vez, as pesquisas domésticas para Portugal, como destino, são mais ou menos estáveis em comparação a 2022. Com isto podemos ver que o aumento dos custos e do custo de vida pode afetar a forma como moldamos o nosso destino de viagem”, acrescentou Frederico Costa.
João Ricardo Moreira, administrador da NOS Comunicações, S.A., acredita que o 5G e as telecomunicações em geral têm um papel fundamental na criação de uma boa experiência e de boas infraestruturas para todos os intervenientes, a começar pelos turistas.
“Quando viajamos para o estrangeiro, penso que todos nós podemos constatar que temos muito melhores condições a nível de telecomunicações no nosso país que no estrangeiro, pelo que penso que uma das formas de proporcionar uma boa experiência aos turistas é através das nossas infraestruturas”, afirmou João Moreira.
Além disso, João Moreira referiu também que “o 5G é um catalisador de todas as outras tecnologias, e criou esta rutura na forma como os clientes encaram a tecnologia, porque, por um lado, através da realidade aumentada ou da realidade virtual, é possível experimentar as várias experiências que se pode viver num país antes de viajar”.
Ambos os convidados acreditam que tanto as empresas, como os profissionais da área precisam cada vez mais saber adaptar-se às novas necessidades dos viajantes.
A sessão webinar, promovida pela Porto Business School, foi moderada por Rita Marques, codiretora da Pós-Graduação em Gestão do Turismo.