As companhias aéreas do Grupo SATA, nomeadamente a Azores Airlines e a SATA Air Açores, registaram um aumento no número de passageiros transportados durante os meses de verão (julho, agosto e setembro), em comparação com o mesmo período pré-pandémico de 2019, conforme indicam os dados de Monitorização Mensal do Tráfego Aéreo nas Infraestruturas Aeroportuárias Nacionais, divulgados pela Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC).
A Azores Airlines, responsável pelas ligações entre a Região Autónoma dos Açores e destinos nacionais e internacionais, experimentou um aumento de aproximadamente 62% no número de passageiros transportados nos meses mais movimentados do verão em comparação com 2019. Em setembro, esse aumento chegou a atingir cerca de 70%, posicionando a Azores Airlines como a terceira companhia aérea com maior atividade nos aeroportos nacionais, de acordo com os dados da ANAC.
Quanto à SATA Air Açores, que opera voos entre as nove ilhas do arquipélago açoriano, apresentou um aumento de cerca de 37% no número de passageiros transportados durante o terceiro trimestre de 2023 em comparação com 2019, e um acréscimo de 8,9% em comparação com o mesmo período homólogo.
Ambas as companhias do Grupo SATA excederam a média das companhias analisadas pela ANAC durante o terceiro trimestre em comparação com o período pré-pandémico.
Segundo os dados mais recentes da ANAC, focando-se no mês de setembro, a Azores Airlines foi classificada como a segunda companhia aérea com o maior número de passageiros transportados nos aeroportos portugueses em comparação com setembro de 2022, e a terceira em comparação com setembro de 2019.
Estes dados da ANAC, que monitoriza mensalmente o tráfego aéreo nas Infraestruturas Aeroportuárias Nacionais, confirmam um acréscimo recorde na procura, tanto na Azores Airlines, como na SATA Air Açores, destacando-se ambas como as companhias aéreas portugueses que atingiram estes níveis de crescimento face ao período pré-pandemia.
Importa salientar que as companhias aéreas do Grupo SATA superaram novamente as expetativas ao atingirem a marca de um milhão de passageiros transportados em 2023, cerca de dois meses antes do registado no ano anterior. Este feito representa um crescimento de 34% no número de passageiros transportados em comparação com o mesmo período do ano anterior.