Sábado, Junho 15, 2024
Sábado, Junho 15, 2024

SIGA-NOS:

Primeiro voo transatlântico do mundo com 100% SAF concluído com sucesso

A Gulfstream Aerospace realizou com sucesso o primeiro voo transatlântico do mundo utilizando exclusivamente combustível de aviação 100% sustentável (SAF). Realizado a 19 de novembro, o voo foi operado por um avião Gulfstream G600, que partiu da sede da empresa em Savannah, EUA, e pousou 6 horas e 56 minutos depois no Aeroporto de Farnborough, no Reino Unido.

Equipado com motores Pratt & Whitney PW815GA, abastecidos integralmente por SAF, o voo destaca a viabilidade futura de combustíveis renováveis na aviação, apresentando uma redução significativa de carbono, enxofre e outros poluentes.

“Os dados recolhidos neste voo de resistência ajudarão a Gulfstream e os seus principais fornecedores a avaliar a compatibilidade das aeronaves com os futuros combustíveis renováveis com baixo teor de gases com efeito de estufa, particularmente em temperaturas frias para voos de longa duração”, afirmou a empresa aeroespacial.

“A Gulfstream está a inovar para um futuro sustentável”, afirmou Mark Burns, presidente da empresa. “Uma das chaves para atingir os objectivos de descarbonização a longo prazo da aviação comercial é a utilização generalizada de UAS em vez de combustível fóssil para jactos. A realização deste voo de classe mundial ajuda a avançar a missão global de sustentabilidade da aviação comercial e a criar impactos ambientais positivos para as gerações futuras.”

O SAF utilizado no voo foi fornecido pela World Energy e entregue pela World Fuel Services, composto por 100% de ésteres e ácidos gordos hidroprocessados (HEFA puro). Esse tipo de SAF é reconhecido por gerar pelo menos 70% menos emissões de CO₂ ao longo do seu ciclo de vida em comparação com o combustível fóssil para jatos, contribuindo para a redução do impacto ambiental da aviação no clima e no ambiente. Além disso, segundo o Hosteltur, o SAF sem adição de aromáticos contribui para a melhoria da qualidade do ar local e possui um teor de enxofre muito reduzido, minimizando os impactos ambientais não relacionados ao CO₂.

A Gulfstream foi o primeiro OEM de aeronaves comerciais a voar com 100% SAF. Este voo faz avançar o trabalho contínuo da empresa para liderar os esforços de sustentabilidade da indústria.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img