Até março de 2022, 66% dos europeus tem previsto realizar uma viagem, num claro sinal de que a confiança e o desejo de viajar continuam forte por toda a Europa.
De acordo com a pesquisa mais recente da European Travel Commission (ETC) “Monitorização do sentimento para viagens domésticas e intra-europeias”, pela primeira vez desde outubro de 2020, os planos de viagem dos europeus estão distribuídos uniformemente nos próximos seis meses: 26% estão opta por viagens entre outubro e novembro, 28% entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022, e 25% vai viajar entre fevereiro e março 2022.
Estes resultados indicam que existe “um número crescente de europeus que já não se encontra em ‘modo de espera’ para viajar e que se sente muito mais confiante para embarcar em viagens espontâneas”, diz a análise da ETC.
À medida que o sentimento de viagem continua a melhorar e as restrições à pandemia se tornam o novo normal, os europeus “prontos a viajar” estão mais determinados a cumprir seus planos de viagem em vez de esperar ou adiar.
São as viagens com destino a outro país europeu que reúnem as preferências da maioria, enquanto as viagens domésticas registam uma diminuição de 18% nos últimos 12 meses. Os destinos do Mediterrâneo estão em primeiro lugar na lista de desejos dos viajantes, revela a ETC, destacando países como Espanha e Itália, seguidos de França e Grécia. Completam o top dez de destinos neste inverno a Alemanha, Croácia, Portugal, Turquia, Áustria e Reino Unido.
Com a estada média a reduzir para as três noites, são também os ‘City breaks’ que ganham agora mais popularidade, sendo considerada uma oportunidade para os destinos urbanos voltarem a posicionar-se nas viagens. A redução da duração da viagem também afeta os orçamentos, uma vez que a proporção de viajantes que pretende gastar até 500 euros na viagem aumenta 20% em relação à análise anterior, face as despesas mais elevados (mais de 1.000 euros).
O top cinco de mercados emissores que prevê viajar nos próximos seis meses é liderado pela Polónia, Espanha, Países Baixos, Alemanha e Itália.
A pesquisa da ETC também dá conta também da crescente procura por viagens aéreas, com mais de 50% dos europeus ansiosos para mudar para o transporte aéreo, em detrimento do transporte terrestre. “Este é outro sinal de maior confiança do consumidor em relação ao uso de voos comerciais para otimizar o tempo de viagem”, destaca a ETC.
Contudo, os protocolos de saúde e segurança nos destinos ainda são um factor de relevante importância para os viajantes. Neste sentido, os destinos e as empresas de turismo devem tranquilizar os viajantes com a adoção de medidas eficazes contra a COVID-19, especialmente em relação às áreas de maior preocupação: viagens aéreas, transporte no destino e atrações locais.