Domingo, Julho 14, 2024
Domingo, Julho 14, 2024

SIGA-NOS:

Consórcio liderado pela Volkswagen faz oferta de aquisição da Europcar

-PUB-spot_img

Um consórcio liderado pela Volkswagen fechou acordo com o Europcar Mobility Group para lançar uma oferta pública de aquisição da rent-a-car que a avalia em 2,9 mil milhões de euros, anunciou a maior fabricante de automóveis da Europa esta quarta-feira, dia 28 de julho.

A Volkswagen, que se associou à gestora de ativos Attestor Limited e ao grupo de mobilidade holandês Pon Holdings BV para o negócio, propôs um preço de oferta de 0,50 euro por ação. Um valor que pode ser complementado por um suplemento de 0,01 euro por ação se 90% dos acionistas aceitarem a oferta. Entretanto, a Europcar anunciou, em comunicado, que o seu conselho de administração acolheu favoravelmente a transação.

Com a oferta, a Volkswagen aposta na vasta rede internacional da Europcar em mais de 140 países, incluindo uma frota de mais de 350.000 veículos, como forma de vender lucrativos serviços de mobilidade.

Os especialistas da indústria assumem que a Volkswagen pretende usar a rede de estações de aluguer da Europcar nos seus planos para se tornar um fornecedor de mobilidade, tendo em conta a mudança de paradigma que parece existir na geração mais nova, para a qual ter um carro já não é prioridade, em alternativa a partilhar um veículo com outras pessoas. As rent-a-cars sempre ofereceram esses conceitos de partilha e dominaram a logística e todo o negócio. A Europcar é, portanto, um cliente importante para a VW, provavelmente mais do que nunca no futuro.

A rent-a-car poderá em breve voltar para às mãos da Volkswagen. Entre 1988 e 1999, a Volkswagen gradualmente comprou ações da Europcar até torná-la sua subsidiária. Em 2006, a empresa de investimentos Eurazeo comprou a Europcar à fabricante alemã.

Caroline Parot, CEO da Europcar Mobility Group, comentou: “Para os nossos clientes e também para os nossos funcionários, a união de duas empresas de serviços de mobilidade global hoje faz muito sentido e tem grande potencial de criação de valor: juntos, poderíamos ter um grande impacto sobre como os ecossistemas de mobilidade se transformam e se adaptam à mobilidade atual e futura desafios.”

Alexandre de Juniac, presidente do Conselho de Administração da Europcar Mobilty Group, adicionado: “O Conselho de administração dá as boas-vindas a este acordo: a Volkswagen, que lidera o Consórcio, é um parceiro de negócios de longa data do nosso Grupo, Pon é especialista em serviços de mobilidade internacional e Attestor, com sua profunda capacidade de transformação, foi um parceiro-chave a nossa reestruturação financeira. As suas forças, combinadas com os ativos e o roteiro estratégico do Europcar Mobility Group, podem alavancar oportunidades únicas de crescimento em ecossistemas de mobilidade.”

“O mercado de mobilidade está a mudar rapidamente à medida que os clientes exigem cada vez mais soluções de mobilidade novas e inovadoras, como modelos de partilha para complementar a propriedade de automóveis”, disse o presidente-executivo da Volkswagen, Herbert Diess.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img