Se ainda não integrou a transformação digital no seu hotel, o momento é propício para considerar esta estratégia, conforme destaca a Mews. O site salienta os benefícios significativos que vão desde a melhoria da experiência do hóspede até a otimização dos processos operacionais.
A transformação digital na indústria hoteleira implica a incorporação de tecnologia em vários aspetos do negócio, visando aprimorar a experiência do cliente e manter a competitividade. A automação de tarefas, o check-in móvel e a entrada sem chave são apenas alguns exemplos que resultam numa “melhor jornada do hóspede, incluindo uma conectividade aprimorada, mais eficiência e uma experiência hoteleira centrada no hóspede”, sublinha a Mews.
O site sugere que, antes de implementar quaisquer mudanças, é fundamental desenvolver uma estratégia “à prova do futuro”. Manter-se atualizado em relação às tecnologias emergentes e à evolução das expectativas dos clientes “é crucial”. “Esse processo contínuo moldará a imagem da sua marca e ajudará a aumentar sua participação no mercado”, indica o site.
Adicionalmente, o artigo destaca que a transformação digital na indústria hoteleira impulsiona “competitividade, receitas e eficiência operacional”. Segundo o artigo, a adoção de tecnologia moderna é crucial para destacar-se num ambiente onde as expectativas digitais dos hóspedes estão em constante crescimento. A maximização de receitas torna-se acessível através de canais digitais, incluindo estratégias de venda cruzada e upselling, conforme destacado pelo site.
A automação de processos, segundo a Mews, “é chave para aprimorar a eficiência operacional, reduzindo erros e proporcionando uma experiência interna mais suave”. Além disso, a colheita e análise de dados “tornam-se cruciais”, transformando informações sobre o comportamento do hóspede numa verdadeira “mina de ouro” para otimização de preços e personalização de serviços.
De acordo com o Mews, para cultivar a fidelidade dos hóspedes, os hotéis devem concentrar-se em oferecer uma variedade de opções digitais, desde reservas online até check-in móvel e tecnologia inteligente nos quartos. A transformação digital, conforme destacado pelo site, é essencial não apenas como uma evolução tecnológica, mas como uma estratégia vital para impulsionar o crescimento na competitiva indústria hoteleira.
O artigo destaca seis ideias para a transformação digital em hotéis:
- Quiosques de Check-in: “Os quiosques de check-in trazem muitos benefícios para o seu hotel, sendo os principais a redução do stress para a receção e o tempo economizado. Check-in e check-out mais rápidos são mais convenientes para os hóspedes”, indica o site, explicando que, desta forma, os hóspedes podem assumir o controle da experiência hoteleira, escolher os serviços preferidos e fazer check-in quando lhes convier.
- Tecnologia Móvel: “Os hóspedes modernos desejam fácil acesso às suas reservas, descontos e serviços adicionais. Muitos também preferem fazer check-in online e esperam um concierge digital. Além de fornecer serviços 24 horas por dia, a tecnologia móvel também ajuda a reduzir o pessoal noturno. Pode usá-la para controlar o ambiente do quarto ajustando a iluminação e a temperatura”, destaca o Mews.
- Smart Rooms: Segundo o artigo, existem muitas maneiras de a tecnologia aprimorar a experiência no quarto, desde o controle de temperatura até ao entretenimento no quarto e comandos de voz. Permite informar os hóspedes sobre eventos do hotel e a temperatura exterior, definir alarmes e melhorar o conforto do quarto sem envolver o pessoal.
- Tecnologia Contactless: A Mews sugere a utilização de reconhecimento facial para eliminar complicações. “Pode introduzir tecnologia sem contato em várias etapas da jornada do hóspede – pagamentos, acesso ao quarto e check-in e check-out”, indica o site.
- Sistemas na Cloud: Os sistemas de gestão baseados na cloud, segundo o artigo, oferecem segurança aprimorada, redução de custos e eficiência, permitindo operações suaves e colaboração em tempo real.
- Tecnologia AI e Chatbots: “A implementação de inteligência artificial acelerará a transformação digital do seu hotel”, sublinha o Mews. A IA tem várias aplicações na indústria hoteleira: preços hiperdinâmicos, análise de dados, chatbots, serviços personalizados e previsões de tendências são apenas algumas delas.