Terça-feira, Janeiro 18, 2022
Terça-feira, Janeiro 18, 2022

SIGA-NOS:

Contrato de concessão da Casa do Outeiro assinado no âmbito do Programa Revive

No âmbito do Programa Revive, no dia 26 de novembro, foi assinado o contrato de concessão da Casa do Outeiro, em Paredes de Coura, Viana do Castelo.

O Programa Revive é uma iniciativa dos ministérios da economia, finanças, defesa e cultura, com a colaboração das autarquias locais e a coordenação do Turismo de Portugal para a recuperação de património de modo a haver aproveitamento turístico.

Este programa foi lançado em 2016/2017 com 33 imóveis, acabando por, dois anos mais tarde, se integrarem mais 16 novos imóveis. Já em junho deste ano foram integrados mais 2 imóveis e no dia 26 de novembro foi assinado o contrato, com a empresa AGNT- Gestão e Mediação, Lda., de cedência para a reabilitação e exploração turística da Casa do Outeiro.

Este imóvel “é um solar que tem uma construção de tipologia seiscentista, ladeada de capela, e que combina modelos de raízes erudita e popular, em que sobressaem os cunhais, cimalhas, molduras e ornamentos em granito’’ e terá tido como principal atividade a agricultura devido à extensão dos dois espigueiros no terreno em frente à casa.

A Casa do Outeiro vai ter um investimento estimado de 5,4 milhões de euros, com início de exploração previsto para 2023.

No comunicado, do Turismo de Portugal à imprensa ,é ainda possível saber que “o concessionário obriga-se a pagar ao Estado uma renda anual de 19 801€”.

Atualmente, foram lançados concursos para a cedência de 24 imóveis no âmbito do programa, sendo que desses 24, 20 já foram cedidos, estes números representam um investimento total de cerca de 149,5 milhões de euros e rendas anuais na ordem dos 2,5 milhões de euros.

No total, dois dos imóveis concessionados já estão recuperados e em exploração como unidades hoteleiras, são estes o Convento de S. Paulo, em Elvas e a Coudelaria de Alter, em Alter do Chão.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img