As principais preocupações dos viajantes no período pós-covid-19 estão centradas na simplificação e conveniência das viagens, revelou o Inquérito Global de Passageiros (GPS) de 2022, realizado pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA).
“As viagens durante a covid-19 foram complexas devido aos requisitos de viagem impostos pelo governo. Na pós-pandemia, os passageiros querem maior comodidade durante toda a viagem. A digitalização e a utilização de biometria para acelerar a viagem são essenciais”, disse Nick Careen, vice-presidente sénior de Operações, Segurança e Proteção da IATA.
Planeamento e Reservas
Os passageiros querem comodidade quando planeiam a sua viagem e quando escolhem de que aeroporto querem partir. A preferência dos viajantes é voar de um aeroporto perto de casa, ter todas as opções de reserva e serviços disponíveis num único local, pagar com o seu método de pagamento preferido e compensar facilmente as suas emissões de carbono, revelou o inquérito da IATA.
A proximidade do aeroporto é a principal prioridade dos passageiros quando escolhem de onde partir para a sua viagem (75%). Este fator revelou-se mais importante do que o preço do bilhete (39%). O inquérito revelou ainda que os viajantes ficam satisfeitos por poderem pagar com o seu método de pagamento preferido, que estava disponível para 82% dos viajantes. Ter acesso a informações de planeamento e reserva num único local foi identificado como sendo a principal prioridade dos viajantes. 18% dos passageiros compensado as suas emissões de carbono, mas 36% afirmou não ter conhecimento dessa opção.
Facilitação das viagens
De acordo com o inquérito da IATA, a maioria dos viajantes estão dispostos a partilhar a sua informação sobre imigração para um processamento mais conveniente. 37% dos viajantes disseram ter sido desencorajados de viajar para um determinado destino devido aos requisitos de imigração. A complexidade do processo foi destacada como o principal dissuasor por 65% dos viajantes, 12% referiram os custos e 8% o tempo.
Quando são exigidos vistos, 66% dos viajantes preferem obter um visto online antes da viagem, 20% preferem ir ao consulado ou à embaixada e 14% ao aeroporto.
83% dos viajantes responderam que partilhariam a sua informação de imigração para acelerar o processo de chegada ao aeroporto. Embora esta seja elevada, é ligeiramente inferior aos 88% registados em 2021.
“Os países com procedimentos de vistos complexos estão a perder os benefícios económicos que estes viajantes trazem. Nos países onde os requisitos de vistos foram eliminados, o turismo e as economias de viagem têm prosperado”, mencionou Nick Careen.
Processos Aeroportuários
Os passageiros estão dispostos a tirar partido da tecnologia e repensar processos para melhorar a conveniência da sua experiência aeroportuária e gerir a sua bagagem, sugere o inquérito.
Os viajantes também se mostraram interessados em mais opções para o manuseamento de bagagem. 67% estão interessados na recolha e entrega ao domicílio e 73% em opções de check-in remoto. 80% dos passageiros afirmaram que se sentiriam mais confortáveis se pudessem controlar a sua bagagem durante toda a viagem e 50% disseram que utilizaram ou estariam interessados em utilizar uma etiqueta eletrónica de bagagem.
Segundo o inquérito, também vêm valor na identificação biométrica. 75% dos passageiros querem utilizar dados biométricos em vez de passaportes e cartões de embarque e mais de um terço já experimentou a utilização da identificação biométrica nas suas viagens, com uma taxa de satisfação de 88%. Mas a proteção de dados continua a ser uma preocupação para cerca de metade dos viajantes.
“Os passageiros vêm claramente a tecnologia como a chave para melhorar a conveniência dos processos aeroportuários. Querem chegar ao aeroporto prontos a voar, passar mais rapidamente pelo aeroporto em ambas as extremidades da sua viagem usando a biometria e saber sempre onde está a sua bagagem. A tecnologia existe para apoiar esta experiência”, afirmou Careen.