A Costa Cruzeiros ampliou a sua colaboração com a LC3 Trasporti, empresa italiana de transporte sustentável, para a utilização de camiões movidos a bioGNL para transportar abastecimentos para os navios da sua frota.
Em 2024, cerca de 25% dos quilómetros necessários para abastecer os navios da Costa que se encontram baseados na Europa serão percorridos por camiões LC3 Trasporti movidos a bio-GNL, o biometano liquefeito obtido através da refinação de resíduos pecuários. Esta percentagem sobe para 42% se apenas forem considerados os portos de escala italianos.
“A utilização de bioGNL para o transporte rodoviário de mercadorias reduzirá as emissões líquidas de CO2 em 87% e as emissões de partículas em cerca de 96% em comparação com as emissões de um veículo diesel convencional Euro VI que transporta a mesma carga e percorre as mesmas distâncias”, revela a companhia de cruzeiros.
As mercadorias a transportar incluem diversos tipos de alimentos, bebidas e materiais técnicos, que serão enviados dos armazéns da Costa Cruzeiros em Génova para os navios da empresa italiana nos portos de Kiel, Hamburgo, Veneza, Taranto e Trieste. “Especificamente, toda a rota Génova-Veneza, que atravessa o Vale do Pó, uma das zonas da Europa mais expostas à poluição por partículas, será percorrida exclusivamente com camiões de bioGNL”.
A colaboração entre a Costa Cruzeiros e a LC3 Trasporti começou em junho de 2023 com a entrega de suprimentos para um navio Costa com partida do porto de Kiel. Devido à utilização de camiões bioGNL em vez dos tradicionais veículos diesel Euro VI, de um total de aproximadamente 115.000 quilómetros percorridos em 2023, as emissões líquidas de CO2 foram reduzidas em 12.200 kg e as emissões de partículas em aproximadamente 384.000 mg.
“O nosso percurso rumo à neutralidade dos gases com efeito de estufa continua sob a bandeira da inovação. Isto aplica-se não apenas à nossa frota, mas também a todas as atividades auxiliares do cruzeiro, incluindo a logística necessária para abastecer os nossos navios. Portanto, depois de uma primeira experiência positiva em 2023, decidimos ampliar a nossa colaboração com a LC3 Trasporti, um parceiro italiano que partilha os nossos valores e a nossa visão”, declarou Marco Diodà, Vice-Presidente de Compras e Supply Chain da Costa Cruzeiros.
“Esta solução não só representa uma redução significativa nas emissões, mas também é um passo concreto para a plena sustentabilidade do transporte pesado de mercadorias. Além disso, a redução significativa de poluentes em comparação com os veículos diesel convencionais Euro VI aumentam ainda mais o valor desta tecnologia. Agradecemos a confiança que a Costa Cruzeiros depositou na LC3 Trasporti, um exemplo tangível de como a cooperação entre empresas pode levar a soluções inovadoras que promovem a sustentabilidade no setor dos transportes”, acrescenta Michele Ambrogi, Presidente da LC3 Trasporti.






