O Instituto Costarriquenho de Turismo (ICT) está a negociar novas rotas aéreas na Europa e na América do Sul, com especial destaque para Lisboa, Roma e Copenhaga, após uma queda “preocupante” de 2,8% no número de turistas no 1.º semestre do ano face ao período homólogo de 2024.
Segundo o The Tico Times, esta iniciativa surge depois de um declínio “significativo” nas visitas dos principais mercados europeus, incluindo Alemanha, Espanha, França e Reino Unido – países que anteriormente lideravam o número de chegadas à Costa Rica.
Citado pela mesma fonte, Heylin James, coordenador de mercados sul-americanos do ICT, afirmou que o objetivo é consolidar Costa Rica como um “destino sustentável, diversificado e acessível”. A Colômbia, o Brasil e a Argentina são os países sul-americanos que mais enviam turistas para a região.
Esta queda do número de turistas alarmou o setor, uma vez que o turismo internacional representa até 8% do Produto Interno Bruto do país. Embora o ICT projete um aumento de 1,7% nas visitas no segundo semestre de 2025, os especialistas continuam céticos, visto que quatro dos restantes meses fazem parte da baixa temporada.





