O novo presidente da Turismo do Centro, Raul Almeida, anunciou esta sexta-feira, dia 1, a criação de um conselho estratégico, que terá uma função consultiva sobre as estratégias de fundo da entidade. Esta será uma das primeiras medidas que o novo presidente pretende pôr em prática.
“Acredito que a Entidade terá muito a ganhar se reunir e conversar, de forma regular e oficial, com as instituições que têm uma palavra a dizer sobre a atividade turística e que podem contribuir para a definição de estratégias. Por isso, pretendo avançar o quanto antes com a criação de um Conselho Estratégico do Turismo do Centro, que terá uma função consultiva sobre as estratégias de fundo que queremos implementar na Turismo Centro de Portugal”, explicou. Este novo órgão “reunirá os principais atores da atividade turística na região”, como são as oito Comunidades Intermunicipais, as Universidades e Politécnicos da região, representantes do setor privado e das associações.
No discurso da tomada de posse, Raul Almeida começou por saudar os membros anteriores da Comissão Executiva, “pelo trabalho notável que realizaram” à frente da instituição. “O Pedro Machado dedicou o seu tempo e energia a criar e a desenvolver a marca Centro de Portugal e conseguiu pôr o turismo a crescer de forma notória, segura e sustentada na região”, destacou. Depois, frisou que os membros dos órgãos sociais que começaram hoje as funções “vão contribuir com novas ideias e novas formas de encarar a atividade turística. São elementos que vêm acrescentar valor e que se complementam, conjugando a atividade pública com a privada”.
As prioridades para o mandato passam, segundo o novo presidente, por “consolidar a marca turística Centro de Portugal e os seus produtos-âncora”, “assumir o desígnio de o Centro de Portugal ser um destino turístico sustentável, acessível e inteligente”, “focar a atenção na escassez de trabalhadores na atividade turística”, ”estreitar a colaboração com os principais stakeholders do setor do Turismo”, “consolidar as relações de parceria com as associações empresariais e profissionais” e “continuar a apostar na monitorização e avaliação da atividade turística”, entre muitos outros objetivos que elencou.
A finalizar o discurso, Raul Almeida lançou um desafio ao Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços: atualizar o orçamento anual das Entidades Regionais de Turismo. “É da mais inteira justiça que o trabalho notável que as ERT realizam seja distinguido com uma atualização orçamental, que lhes permita fazer mais e melhor pelo território. Esta é uma necessidade evidente”, disse.
Antes, Pedro Machado, que é o novo presidente da Assembleia-Geral, deixou uma mensagem de satisfação pelos sucessos alcançados pela região nos últimos anos. “Agradeço a todos aqueles que hoje cessam funções e que ao longo dos meus vários mandatos deram o melhor de si próprias pela causa da Turismo Centro de Portugal. Agradeço aos 100 municípios, a todas as organizações regionais públicas, mas muito em particular a todas as empresas e aos empresários que nos ajudaram a construir este caminho de sucesso”, enalteceu.
“Talvez seja importante hoje deixar ficar aqui o testemunho daquilo que são para nós os valores da marca Centro de Portugal. Em primeiro lugar o trabalho, o empenho, a criatividade e a energia da equipa da Turismo Centro de Portugal. Foi isso que tornou possível o estado de maturidade da marca”, sublinhou. “Em segundo lugar, a lealdade e a solidariedade dos vários territórios que compõem o Centro de Portugal. O trabalho conjunto permitiu-nos combater algumas assimetrias e esbater diferenças que ainda existem na região. Este sentimento de lealdade e de solidariedade com os territórios é um valor que a marca tem e que importa preservar”, continuou, para concluir: “Finalmente, a confiança na capacidade de continuarmos a trabalhar em conjunto, a agregar e, sobretudo, a podermos ser cada vez mais atrativos e competitivos. Estas são para mim as três âncoras essenciais em que assenta a nossa atividade”.
Após a cerimónia de tomada de posse tiveram lugar as primeiras reuniões da Comissão Executiva e do Conselho de Marketing. Desta última resultou a eleição, por unanimidade, de Jorge Loureiro como presidente deste órgão.
A tomada de posse contou com a presença de mais de duas centenas de personalidades, de instituições públicas e privadas, com destaque para o Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, em representação do Governo.
Por parte de instituições públicas, assistiram igualmente à cerimónia o Presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade; o Presidente da Confederação do Turismo de Portugal, Francisco Calheiros; deputados à Assembleia da República; Presidentes e Secretários Executivos das Comunidades Intermunicipais da região; Presidentes e autarcas de municípios do Centro de Portugal; Presidentes de outras Entidades Regionais de Turismo do país; o Vice-Reitor da Universidade de Coimbra; o Gestor do Programa Operacional 2030; o Diretor Regional da Agricultura; o Vice-Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente; e representantes das Forças e Serviços de Segurança, entre outras.
Os privados estiveram representados por empresários do setor do Turismo e pelos Presidentes das Comissões Vitivinícolas, assim como os presidentes ou dirigentes de associações como a APAVT, a AHRESP, a APECATE, a ARAC, a AHP, a ADHP, entre outras.