O Governo português anunciou a criação da Embaixada de Portugal em Hanói, no Vietname, como parte de uma estratégia mais ampla para reforçar a presença e visibilidade de Portugal na região do Sudoeste Asiático. No Despacho n.º 1839/2025, publicado no Diário da República esta segunda-feira, dia 10, a medida é apresentada como um reflexo do compromisso de Portugal em aprofundar os seus históricos laços bilaterais com o Vietname, que datam do século XVI.
A medida surge em resposta a “um desenvolvimento assinalável com o trabalho desenvolvido na vertente económica e em outras áreas tão diferenciadas como a cultura, o desporto, a educação, o turismo, energias renováveis, infraestruturas e transporte marítimo, beneficiando do grande dinamismo que caracteriza aquele país”.
A nova representação no Vietname, que incluirá uma Secção Consular, visa também promover a internacionalização e competitividade da economia portuguesa, com especial foco nas exportações nacionais e na captação de investimento estrangeiro, em paralelo com o crescente interesse de diversos setores da economia portuguesa na prossecução de trocas comerciais entre os dois Estados.