Quarta-feira, Julho 17, 2024
Quarta-feira, Julho 17, 2024

SIGA-NOS:

CTP considera “muito positivo” para o turismo pacote de medidas de apoio às empresas

-PUB-spot_img

O pacote de medidas de apoio às empresas denominado “Acelerar a Economia”, aprovado e anunciado esta quinta-feira, dia 4, pelo Governo, é na opinião da Confederação do Turismo de Portugal (CTP) “muito positivo” para o Turismo.

“Faltando ainda ao pacote de apoio a devida programação e calendarização das medidas, a CTP está confiante que esta iniciativa vai ser importante para as empresas do Turismo e que o Governo irá encontrar a melhor forma de viabilizar as medidas que constam no Programa Acelerar a Economia”, refere a CTP em comunicado.

Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo de Portugal destaca especificamente o facto de que “temos um pacote de medidas que considera estrategicamente o Turismo, projetando-o e tendo por base a sua importância fundamental para a economia portuguesa. Já tardava vermos aprovadas várias medidas que a CTP tem vindo a solicitar há muito tempo e que tão necessárias são para o crescimento da atividade e das suas empresas e para a sustentabilidade económica e ambiental”.

A CTP congratula-se nomeadamente com a decisão de avançar com medidas já antes propostas pela Confederação como a descida progressiva do IRC; a revisão do SIFIDE II; a revisão do “goodwill”; a revisão da definição de small Midcap e Midcap; o lançamento de uma nova estratégia para o Turismo; o reforço da digitalização no Turismo; assim como um plano de sustentabilidade ambiental e climática para o Turismo, a reestruturação do modelo de formação em Turismo ou o programa de integração de migrantes no Turismo.

No Programa “Acelerar a Economia” são também contempladas outras propostas que a CTP ia propor em breve, como por exemplo, a Linha interior + Turismo; a Linha, Turismo Sustentável; o alargamento da linha de apoio à qualificação da oferta; a diversificação das fontes de financiamento às empresas do Turismo ou a reformulação das campanhas de internacionalização do Turismo.

O Governo ouviu, pois, muitas das propostas que a CTP tem vindo a fazer ao longo dos últimos anos, considerando-as no Pacote de medidas e apoio às empresas hoje aprovado em Conselho de Ministros, o que para a CTP é algo muito positivo, mas, frisa o Presidente da CTP, “agora, tal como se tem passado com o novo aeroporto, para além do anúncio das medidas falta a sua concretização”.

Ainda que aplaudindo o programa de apoio às empresas anunciado hoje, para a CTP “faltam aprovar, porém, outras medidas, como o apoio à fusão e consolidação de empresas com vista a ganharem escala internacional ou um “simplex” administrativo, fiscal e laboral para o Turismo”.

“Estas serão propostas que vamos ainda apresentar e negociar com o Governo”, conclui Francisco Calheiros.

-PUB-spot_img

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img