A Confederação do Turismo de Portugal (CTP) exige ao Governo que anuncie medidas de apoio às empresas com maior previsibilidade e pede para que os apoios anunciados cheguem com a máxima urgência.
“As medidas não podem ser anunciadas a conta gotas. Só com medidas de médio e longo prazo é possível garantir estabilidade às empresas. Não podemos viver em constante incerteza, sem saber com o que podemos contar nos próximos meses. A par, é urgente que os apoios sejam finalmente desbloqueados. O Governo anunciou, no início deste mês, um conjunto de apoios que até agora ainda não chegaram aos empresários e é urgente a implementação do plano para reativar o Turismo que prevê um investimento superior a 6 mil milhões. Não basta ao Governo anunciar, é preciso concretizar. Estamos praticamente no final do mês de julho e as empresas enfrentam inúmeras dificuldades devido aos vários constrangimentos que ainda existem decorrentes da pandemia”, adianta o presidente da CTP, Francisco Calheiros, citado em comunicado.
Além da concretização dos vários apoios anunciados no plano para reativar o Turismo, a CTP considera como “inultrapassável a necessidade de manter as atuais condições do apoio extraordinário à retoma progressiva de atividade em empresas em situação de crise empresarial até ao final de 2021 e não apenas durante julho e agosto. Até à data não há retoma que permita o aligeirar destas medidas.
A CTP considera ainda como imperativo “o anúncio de novas medidas estruturantes”, como a reativação do lay off simplificado, que “permita manter os postos de trabalho”; o apoio urgente e imediato à capitalização das empresas, bem como o reforço dos programas Apoiar em todas as suas vertentes. “É ainda da maior importância rever a matéria das moratórias, além do final do ano de 2021”, apela a confederação.