O Vietname anunciou que vai reabrir totalmente as suas fronteiras para visitantes estrangeiros “idealmente no final de março e o mais tardar no final de abril”, disse o primeiro-ministro Pham Minh Chinh, que começou a aliviar as regras num dos países do Sudeste Asiático com medidas mais rígidas em relação à covid-19, noticia o Points Guy.
“Podemos estar a enfrentar um aumento adicional, devido à Ómicron e possivelmente outras novas variantes”, disse o primeiro-ministro no final de janeiro. “No entanto, com taxas mais altas de vacinação, juntamente com outras medidas, podemos reabrir o país com segurança, em prol da recuperação e desenvolvimento económico.”
O Vietname está a dar pequenos passos na procura para reabrir as suas fronteiras aos visitantes, tendo estado praticamente fechado do mundo desde a primavera de 2020.
Começou com a permissão de visitantes, em pacotes turísticos, para entrar na ilha de Phu Quoc, bem como em Da Nang, Hoi An, Nha Trang e outras partes do país em novembro. Foram adicionados mais lugares a essa lista em janeiro, mas este alívio das medidas não atraiu o nível de visitantes que a indústria do turismo do Vietname precisava para recuperar da pandemia.
Atualmente, quais são as restrições de viagem no Vietname?
O Vietname está praticamente fechado para visitantes estrangeiros desde que suspendeu a emissão de vistos e a entrada no país para a maioria dos estrangeiros, independentemente do estatuto de vacinação, na primavera de 2020. Só visitantes que tinham motivos especiais para visitar, como diplomatas e aqueles com negócios especiais, foram autorizados a entrar.
Um número limitado de turistas é permitidos, mas só podem fazê-lo ao juntar-se a um dos grupos de turismo, que são controlados pelo Estado, e que operam passeios para destinos aprovados pelo Ministério da Cultura, Desporto e Turismo.
“Ao entrar no Vietname, o visitante deve ficar em quarentena num hotel designado ou numa residência pré-aprovada por três dias”, diz o site do FCO. “É necessário fazer um teste PCR no terceiro dia e monitorar-se até ao dia 14. O visitante será responsável pelo pagamento de quaisquer taxas de hotel e pelos custos dos testes”.
Quando é que a política de entrada no país vai mudar?
O Ministério do Turismo disse que planeia reabrir as fronteiras para turistas, a partir de 31 de março. O Vietname concordou em reconhecer temporariamente os passaportes da vacina covid-19 de 72 países, incluindo o Reino Unido, para facilitar a transição para condições normais de viagem.
Quais são os requisitos de vacinação?
O viajante terá que estar totalmente vacinado ou pode provar que recuperou recentemente da doença, de acordo com o Ministério do Turismo.
Também deverá apresentar um teste PCR negativo realizado nas últimas 72 horas antes da chegada, bem como um comprovativo de seguro médico de £37.000 (cerca de 43.800€) que cubra o tratamento à covid-19.