A diretiva recente da Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) exigindo inspeções da aeronave Boeing 787 Dreamliner deve impactar potencialmente mais de 18 milhões de assentos em cerca de 64.000 voos em todo o mundo nos próximos 30 dias, de acordo a pesquisa da Mabrian, empresa de inteligência em viagens. Grandes companhias aéreas como All Nippon Airways, Qatar Airways, American Airlines, United Airlines ou Air Europa, entre outras, enfrentarão desafios significativos, potencialmente levando a interrupções globais de viagens, alerta a Mabrian.
Mais de 18 milhões de assentos em mais de 64.000 voos em todo o mundo programados para os próximos 30 dias podem ser potencialmente afetados pelas inspeções obrigatórias solicitadas pela Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) para 895 aeronaves Boeing 787 Dreamliner em operação no mundo todo, após um incidente em março envolvendo uma queda repentina no ar de um Boeing 787-9 da LATAM Airlines, resultando em ferimentos em mais de 50 passageiros.
O anúncio da FAA implica que inspeções e ações corretivas devem ser realizadas nas tampas de interruptores de balancim ou conjuntos de coberturas de interruptores potencialmente soltos ou não funcionais na parte traseira dos assentos do capitão e do primeiro oficial de certos aviões Boeing 787-8, 9 e –10, atualmente operando em todo o mundo. Esse mau funcionamento está supostamente por trás de cinco relatórios semelhantes, dois ainda sob investigação.
Utilizando a sua inteligência de dados, a Mabrina antecipa o impacto deste recall de aeronaves com base na análise dos voos programados e assentos em rotas programadas para o próximo mês, de todas as aeronaves Boeing 787 afetadas pela Diretriz de Aeronavegabilidade (AD) da FAA, emitida em 20 de agosto de 2024.
Dados mostram que mais de 64.000 voos, equivalentes a pouco mais de 18 milhões de assentos, podem ser comprometidos; e 92% desses voos são programados em modelos 787-8 e 787-9. Em termos de disponibilidade, 58% do total de assentos afetados são programados em aeronaves 787-9, e mais de um terço em aviões 787-8.
“Esta inspeção obrigatória não implicará pousar todos os aviões ao mesmo tempo, pois as companhias aéreas têm 30 dias para concluí-la e consertar qualquer mau funcionamento, mas representará um enorme desafio em um cronograma de verão e pós-verão já apertado, o que pode causar atrasos e cancelamentos em todo o mundo”, afirma Carlos Cendra, sócio e diretor de Marketing e Comunicação da Mabrian
All Nippon e Qatar Airways, as companhias aéreas mais afetadas
As transportadoras aéreas que deverão amortecer um impacto maior devido a esta diretriz da FAA serão a All Nippon Airways e a Qatar Airways; assim como a Hainan Airlines e a Ethiopian Airlines.
Entre a lista de companhias aéreas que deverão ter que gerir os seus horários no próximo mês para atender a essa inspeção obrigatória estão transportadoras asiáticas relevantes, como Japan Airlines, Singapore Airlines e China Southern Airlines; ou companhias aéreas importantes que operam rotas de longa distância no Médio Oriente e na Ásia, como Etihad Airways e Turkish Airlines.
Além disso, as transportadoras mundiais que ligam a América e a Europa, em particular a United Airlines, bem como a American Airlines, Air Canada, LATAM Airlines e Air Europa, também serão forçadas a reorganizar assentos e voos nos próximos 30 dias.