Quinta-feira, Fevereiro 22, 2024
Quinta-feira, Fevereiro 22, 2024

SIGA-NOS:

Do “Airbnb da restauração” à compostagem de resíduos: Os 6 projetos que chegaram à final do TTL Super Edition

A segunda edição do concurso Tomorrow Tourism Leaders Super Edition, organizado pela Associação Fórum Turismo em parceria com o Super Bock Group e o Turismo de Portugal nomeou o Atlantic Compost como o projeto vencedor. Além do primeiro lugar o projeto recebeu um prize money de 5,000€. Das 200 ideias angariadas na primeira fase do concurso, 69 passaram à segunda fase e apenas 6 passaram à fase final.

Revelamos os projetos finalistas:

Kitti

Este projeto é o Airbnb da restauração. Kitti é uma plataforma para proprietários de restaurantes arrendarem a cozinha em dias ou horários de folga e encerramento a trabalhadores autónomos da área da restauração que precisam de produzir os seus produtos numa cozinha licenciada. Os proprietários rentabilizam a sua cozinha em horários que está inutilizada, e os trabalhadores autónomos conseguem produzir com todos os requisitos legais e sem muita burocracia.

Circular e Saborear

A Rota Gastronómica Circular e Saborear propõe promover a economia circular no setor da restauração, capacitando, criando conexões e publicitando os negócios que compõem a cadeia agroalimentar local. Esta rota propõe incluir: a capacitação e mentoria dos atores envolvidos através de um workshop de eco circular; uma plataforma de matchmaking e ações que ligam a restauração aos produtores locais e atores locais que promovem a economia circular; o mês da circularidade com várias atividades e por último eco-roteiros.

Atlantic Compost

O projeto vencedor consiste num programa de combate ao desperdício alimentar, para valorização em adubo orgânico de qualidade a partir de resíduos orgânicos que são normalmente descartados pelos restaurantes e cafés. Através do contacto com câmaras municipais, entidades regionais ou associações, pretende-se desenvolver o programa a nível nacional através de um guia informativo sobre o processo e da oferta de um contentor ou da recolha de resíduos para posteriormente serem tratados e valorizados.

VivaVidro

Este projeto pretende prolongar a vida e utilidade das garrafas de vidro de forma sustentável. Serão utilizadas as garrafas descartadas que serão reaproveitadas para uso na restauração como copos para bebidas. Por ser material usado seria necessário um sistema de corte, lixa, impressão e limpeza para produção na versão final, sem custos de obtenção do produto inicial. Através de um QR Code é possível mostrar o processo de conceçāo e o quanto isso reduz a criação de lixo na região.

Projeto R8

The Cork Food Box é uma lancheira ecológica constituída por um conjunto de recipientes produzidos a partir de um compósito de cortiça e um biopolímero, que assenta num conceito versátil tornando o produto adequado em serviços take away, refeições rápidas e até em festivais e eventos. No final do seu ciclo de vida, o produto será entregue pelo cliente, que terá vantagens na compra de um novo conjunto, sendo o produto entregue reincorporado na produção de flooring. Este projeto tem o apoio da Amorim Cork Composites, empresa do grupo Amorim, líder mundial na indústria da cortiça.

X-Wonder

Criar, vender e distribuir caixas mistério regionais/culturais: caixas com artigos desconhecidos por parte do comprador. Cada caixa representaria uma região do país e conteria artigos e experiências dessa mesma região. Esta ideia pretende promover a cultura e património dos diversos locais nacionais e inovar a forma como se faz turismo nacional, tornando a experiência mais acessível interessante.

avatar

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img